Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Conheça a beleza do Cabo da Roca!

Conheça a beleza do Cabo da Roca!

O Cabo da Roca é sem dúvida um lugar de visita obrigatória para quem anda a passear por Sintra e arredores.

Considerado o ponto mais ocidental do Continente Europeu ou, como escreveu Luís Vaz de Camões, o local “Donde a Terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto VIII), fica a aproximadamente 17km do centro de Sintra, em Portugal.

Neste local irá encontrar um padrão em pedra com uma lápide que assinala esta particularidade geográfica a todos que o visitam.

“Eis aqui, quase cume da cabeça
de Europa toda, o Reino Lusitano,
onde a terra se acaba e o mar começa (…)”
(Os Lusíadas, Canto III, Luís de Camões)

Cabo da Roca (17)

O Cabo da Roca é também conhecido por outros nomes. As gentes do mar apelidam-no de Focinho da Roca”, os mais poéticos e românticos por “Promontório da Lua”.

Farol

Uma das grandes atrações turísticas do Cabo da Roca é o farol que pode encontrar nesta local.

O farol é uma torre quadrangular de alvenaria, forrada a azulejos brancos e edifícios anexos. Lanterna e varandim, vermelhos.

Cabo da Roca (31)

Acesso ao Cabo da Roca

O Cabo da Roca situa-se numa zona de fáceis acessos e de grande afluência turística. Especialmente no verão e fins-de-semana, são inúmeras as pessoas que o visitam.

A maneira mais rápida de chegar ao Cabo da Roca é ir de carro ou comboio. Se optar pelo carro, seguindo a partir de Lisboa, apanhe a A5 até ao fim e depois siga pela N9-1 em direcção a Sintra por 9Km até encontrar um corte à esquerda que indica Cabo da Roca. Saindo de Belém, pode também fazer uma viagem mais agradável pela costa de Estoril/Cascais pela N6. À saída de Cascais já encontra sinalização para o Cabo da Roca / Sintra.

A partir de Sintra siga as placas para o Cabo da Roca por 13km, depois corte à direita.

Parque de estacionamento

Por ser uma zona de grande atração turística, dispõe de boas infra-estruturas de apoio como um parque de estacionamento com bastantes lugares para a procura.

Cabo da Roca (18)

Atividades e serviços

O Cabo da Roca faz parte do Parque Natural de Sintra Cascais, o qual engloba uma vasta área de interesse natural e beleza paisagística que vai desde a Cidadela de Cascais até à foz do rio Falcão. Partindo do Cabo da Roca é possível seguir variados eco-trilhos.
Aqui pode deliciar-se com uma paisagem de cortar a respiração, um imponente farol e infra-estruturas várias.

Vídeo do Cabo da Roca

Informações

GPS

N 38º 46′ 50.71” ,W 9º 29′ 55.67”

Galeria de Fotos do Cabo da Roca em Sintra



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *