Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Nova Praia Fluvial da Fróia

Nova Praia Fluvial da Fróia

A relativamente nova Praia Fluvial da Fróia fica situada nas margens da Ribeira da Fróia, a cerca de 3km da Vila de Sobriera Formosa, no Concelho de Proença-a-Nova, apenas a cerca de 12km de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco e faz parte do conjunto de praias fluviais das Aldeias do Xisto.

A Praia Fluvial da Fróia é uma praia considerada pela Quercus com Qualidade de Ouro. O aproveitamento da Ribeira da Fróia permitiu a consrução desta praia que se situa num pequeno vale, através da requalificação das suas margens com passeios, bancos e até candeeiros, que permitem um belíssimo panorama noturno.

A nova Praia Fluvial da Fróia é um espaço muito bem concebido e arranjado que se estende ao longo de cerca de duzentos metros da ribeira. É uma praia vigiada e que possui um bar de apoio. Para além do largo passeio onde se podem estender as toalhas, a Praia Fluvial da Froia tem uma zona de areal, com um pequeno parque infantil. Nesta Praia Fluvial da Froia, a água impressiona pela sua transparência e qualidade.

Equipamentos da Praia Fluvial da Fróia

PRAIA DA FROIA

Em termos de infraestruturas, a Praia Fluvial da Fróia tem um quiosque e máquinas de venda (na época balnear), um parque e praia infantil, um bar com esplanada, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, WC para pessoas portadoras de deficiência, com chuveiros e balneários, um restaurante com esplanada, zonas de acolhimento ao Turista, de estacionamento e de merendas. Além disto, também disfruta de uma piscina infantil e de um posto de primeiros socorros.
A Praia Fluvial da Fróia é uma praia vigiada e com chapéus-de-sol.
Nas imediações desta praia existem, ainda, uma biblioteca e uma videoteca, bem como uma fonte.

Restaurantes da Praia Fluvial da Fróia

RESTAURANTE FAMADO

No que toca à restauração, existem variadas possibilidades. Existe o restaurante A Cozinha do Pinhal, A Rotunda, o Famado, o Fonte Velha, Gruta e o Milita. Além destes, existem, também, O Abrigo, o Santa Margarida, o Gostinho da Aurora e o Pousada das Amoras.

A água da ribeira que banha a nova Praia Fluvial da Fróia é transparente e límpida. É do pequeno areal que se encontra numa das margens, que se vislumbra uma casa de xisto, tão típica da região.

A Praia Fluvial da Fróia tem as suas margens requalificadas com caminhos pedestres. Na zona de bganhos que se prolonga por cerca de 200 metros, tem zonas de águas profundas, onde os mais ansiosos podem mergulhar e nadar, e outras zonas menos profundas, onde mesmo as crianças mais pequenas se poderão divertir em completa segurança.

A praia fica distante da povoaçao e é servida por um moderno bar que goza de excelentes vistas tanto para a serra como para a praia. Não esquecer que há que não perder a oportunidade de visitar as típicas casas de xisto desta região do país. Uma, em particular, serviu como moinho comunitário das vizinhas aldeias de Oliveiras e Fróia.

No fundo, a Praia Fluvial da Fróia é uma praia que vale mesmo a pena visitar e mergulhar, numa descoberta de uma praia fluvial que prima pelo cuidado e preocupação com a natureza.



3 Comentários

  1. deve ser muito gostoso passar alguns dias nessas praias.

  2. Como não aprecio as praias banhadas por mar, estas ~praias fluviais são a melhor e mais apetecível alternativa. A oferta é tão diversificada e de tal qualidade que nem se sente a falta do mar. Basta experimentar uma e ajuizar

  3. Espaço natural super apelativo á leitura ou ao som de umas musicas super calmas, para os sentidos poderem dar e sentir a verdadeira razão do pensamento…
    Não foi por acaso que já fui muito feliz nestas paragens, assim as possam conservar!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *