Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia de Caminha

Praia de Caminha

Em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, junto à Foz do Minho e envolta pela Mata Nacional do Camarido, a Praia de Caminha e também conhecida por Praia da Foz do Minho e Praia do Camarido, sendo simultaneamente banhada pelo rio que lhe dá o nome e pelo Oceano Atlântico. No seu horizonte ficam o Monte de Santa Tecla, na vizinha Espanha, o estuário do Minho, bem como a ilha e forre da Ínsua.

A Praia de Caminha, é uma praia costeira, que se localiza no Concelho e freguesia de Caminha, no Norte de Portugal. É uma praia com uma morfologia arenosa e areia branca.

 

Quem pretenda visitar e saborear a Praia de Caminha, vai também encontrar, além de praia, mar e montanha. Vai encontrar variadas possibilidades de passeios para todos os gostos, sejam passeios a pé, de bicicleta na nova ciclovia, de carro ou mesmo de barco. Ao pé da praia existe a Mata do Camarido, que também poderá proporcionar belos passeios.

Origem do nome da Praia de Caminha

praia caminha

Mas, a Praia de Caminha também é conhecida por este nome, devido à antiga abundância de camarinheiras (arbustos). A praia concontra-se protegida por um cordão de dunas, que também acaba por a separar da Mata Nacional do Camarido.

De facto, a Praia de Caminha tem um pequeno setor fluvial, do Rio Minho, e outro oceânico, sendo que este setor é constituído por cerca de dois quilómetros de areia fina, indo acabar a sul na Ponta Fina, uma parte arenosa onde começa a Praia de Moledo.

Situando-se perto da Foz do Rio Minho, e independentemente do seu tamanho, a Praia de Caminha não é muito movimentada. Contando com a fantástica vista para a Serra em Espanha e para a foz do rio, apresenta aos banhantes um mar frio, mas porém é um local seguro e ideal para famílias com crianças. Isto porque também conta com uma ótima acessibilidade, onde é fácil de chegar, pois indicações não faltam.

Qualidade da Praia de Caminha

praia de caminha

Sendo mais uma praia de Portugal com Bandeira Azul, a Praia de Caminha oferece todas as condições para se poder gozar a época balnear no seu todo. Assim, dentro dos parâmetros de qualidade exigidos para uma praia de bandeira azul, esta Praia Azul oferece extensos areais junto ao mar, com verdejantes cenários a acompanhar, proporcionando aos visitantes e veraneantes dias memoráveis.

Equipamentos da Praia de Caminha

praia de caminha

A Praia de Caminha é uma praia muito procurada, pois é uma praia que contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto por completo. É uma praia com reconhecidas qualidades terapêuticas devido à quantidade de iodo de que dispõe. Não obstante, a sua beleza justifica uma visita em qualquer altura do ano.

Em especial na época balnear, como seria de esperar, a afluência de pessoas aos dias de semana não é muito alta, o que não acontece aos fins-de-semana, em que a afluência já é muito alta.

É de referir que por ser uma praia pouco movimentada, no estacionamento da Praia de Caminha, existirão muitos lugares de estacionamento. Além disto, perto da praia existe um café onde se pode comer e/ou beber alguma coisa, bem como casas-de-banho. Por tudo isto, quem pretender fazer praia nesta zona de Portugal, a Praia de Caminha é uma boa solução.

Esta é uma praia que se encontra próxima de uma área protegida, onde existem riachos, rios e outras linhas de água, pelo que os amantes da água têm muito por onde escolher e passear.

A título de curiosidade, para os mais interessados e “investigadores” da matéria, a Praia de Caminha não é, de facto, uma praia muito quente. Quer isto dizer que, no Verão, a temperatura média é de 20ºC, sendo que a temperatura média da água de banho costuma rondar os 18ºC.

Parque de Campismo da Praia de Caminha

parque caminha

Em todo o caso, é uma praia com bons acessos, por uma estrada alcatroada, com restaurantes nas imediações e mesmo um parque de campismo. Para quem gostar de alguma atividade, saiba que terá a possibilidade de dar passeios de barco no vasto estuário do Minho ou à Ilha da Ínsua.

O Parque de Campismo Orbitur, muito perto da Praia de Caminha é um parque bastante simpático no Norte de Portugal, mesmo perto da fronteira espanhola. É um parque com boas sombras e conta com eletricidade para caravanas, um minimercado e snack-bar / restaurante.

A 200 metros da Praia de Caminha, o parque torna-se atrativo devido à sua localização num pinhal sobranceiro ao estuário do Rio Minho. Por ser localizar junto à Praia de Caminha, é perfeitamente possível tomar banhos de praia e pescar, tanto no estuário como na própria praia. Aproveite que está na zona e não deixe de visitar o Miradouro de Santo Antão na Serra da Arga nem a pitoresca povoação de Vilar de Mouros e os seus moinhos de água.

Hotel Porta do Sol

hotel porta do sol

Saiba mais sobre o Hotel Porta do Sol Conference & SPA

Mas, se preferir o conforto de uma unidade hoteleira, existe o Hotel Porta do Sol, mesmo situado à entrada de Caminha. A Praia de Caminha encontra-se do lado oposto da rua, com acessos muito engraçados, como uma passagem em madeira pelo meio da floresta. Tem, ainda, um parque infantil para os mais novos. O hotel fica, também, a cerca de cinco minutos do centro histórico de Caminha.

Não sendo das maiores praias portuguesas, a Praia de Caminha não deixa de apresentar uma linha de praia com cerca de 240 metros de extensão, além de que é uma praia que se encontra devidamente sinalizada.



1 Comentário

  1. Equipamentos da Praia Azul em Caminha
    Parágrafo segundo:
    …Angeiras”….
    Há alguma localidade de Angeiras próxima de Caminha?
    Angeiras…Cabo do Mundo….???
    P.F. ajudem-me
    Cptos
    jg

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *