Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Barranco das Belharucas em Albufeira

Praia Barranco das Belharucas em Albufeira

A Praia Barranco das Belharucas, em Albufeira, é, talvez, a mais bonita de todas as praias da costa, com interessantes falésias e formações geológicas. A praia desenvolve-se junto aos hotéis Sheraton Algarve e Pine Cliffs.

Praia Barranco das Belharucas

Esta praia também é conhecida como praia dourada, com placas identificativas das diversas espécies animais e vegetais que aí se poderão encontrar. Em termos de acesso, em especial na época balnear, pode ser complicado devido à elevada afluência e à estreiteza do caminho de terra que desce até ao areal.

A Praia Barranco das Belharucas é uma praia de águas quentes e límpidas, estando enquadrada pela extraordinária paisagem das avermelhadas arribas que a rodeiam, possuindo algumas infra-estruturas de apoio, incluindo uma ótima esplanada.

Como chegar a Praia Barranco das Belharucas

Para aceder à Praia Barranco das Belharucas terá de fazê-lo a pé, quer seja pelo passeio, quer porque se trate de um caminho não acessível nem transitável a veículos. De facto, trata-se de um trilho sinuoso que percorre um rasgado barranco na arriba, onde a vegetação cresce muito exuberantemente. Para quem não sabe, muitas são as aves que aproveitam a zona de bosque, sendo que mesmo algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas, como é o caso dos coloridos abelharucos que foram os batizadores desta aconchegante praia de areal amplo e que se estende, em especial, para nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia. Conta, ainda, com algumas infra-estruturas de apoio como um amplo estacionamento, restaurantes e WC, bem como vigilância durante a época balnear.

praia do barranco

A Praia Barranco das Belharucas é uma praia entre falésias e que conta com algumas rochas e água de boa qualidade. Apesar disto, nunca é demais recordar que o seu acesso é sinuoso, uma vez que implica a passagem por uma zona de pinhal bastante selvagem e inclinada.

É por tudo isto que esta praia conta com um calmo e pouco ondulado mar, um areal plano, limpo e curto. Quem quiser comer na praia poderá contar com um pequeno bar de apoio que serve refeições leves.

Esta é uma linda praia que se situa entre outras duas mais conhecidas, a Praia dos Olhos de Água e a Praia da Rocha Baixinha. É uma praia que goza de boas infra-estruturas e equipamentos, com uma boa e diversificada oferta de atividades aquáticas.

Entrada para a Praia Barranco das Belharucas

Mas, fique desde já alerta para a entrada da praia que é um pouco escondida. Para quem quiser lá chegar, na Rotunda do Pinheiro, seguindo em direção ao Hotel Sheraton, deverá virar á direita no primeiro entroncamento e, de imediato, virar à esquerda.

No final dessa estrada será visto um caminho de terra, que deverá ser descido até que se encontre um pequeno parque de estacionamento junto à praia, com lugar para cidadãos com mobilidade reduzida. É um estacionamento gratuito. Não se esqueça de que se trata de uma praia com Bandeira Azul.

praia do barranco

Algumas dicas acerca da Praia Barranco das Belharucas é que poderá ser acedida pela Praia de Olhos de Água apenas em marés baixas pois estão separadas por rochas. O nome da praia advém do penhasco, conhecido como barranco que é usado pelas belharucas como casa.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *