Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Amoreira-Mar

Praia da Amoreira-Mar

A Praia da Amoreira-Mar é uma praia portuguesa que se situa na Freguesia de Aljezur, sede do concelho com o mesmo nome, fazendo, assim, parte do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Como chegar a Praia da Amoreira-Mar

O acesso à linda Praia da Amoreira-Mar, zona norte da Praia da Amoreira, faz-se na entrada Norte de Aljezur, pela EN120, e a cerca de 7km do cruzamento, poderemos encontrar a praia. Nesta praia poderá encontrar a Foz da Ribeira de Aljezur, que forma um sistema estuário-lagunar de grande beleza natural, o que é algo de pouco comum noutras praias. O seu extenso areal dá lugar a um também longo campo de dunas que se estende para um habitat de sapal.

Trilho dos Pescadores

O já conhecido Trilho dos Pescadores faz parte do Circuito da Amoreira. Ao percorrer a etapa entre Odeceixe e Aljezur, mas apenas depois do Rogil, pode encontrar-se o desvio para este circuito complementar. Neste trilho, a chegada ao litoral é feita junto à Praia da Carreagem, onde existe uma pista de areia que segue sempre junto à costa, até que se pode avistar a impressionante Foz da Ribeira de Aljezur e a Praia da Amoreira.

A Praia da Amoreira-Mar é uma bonita praia isolada mas que se encontra perto da vila de Aljezur e onde se pode desfrutar de banhos tanto no lado do mar como do rio que aí desagua. É no topo Norte que se encontra uma grande rocha negra que lembra um gigante deitado.

praia da amoreira

Uma vez que é uma praia vigiada durante a época balnear, ir à Praia da Amoreira-mar é uma boa opção para os amantes de surf e bodyboard. No que toca a infra-estruturas de apoio, a praia oferece um já concorrido restaurante de apoio, que se tornou na única construção das redondezas. Mas não é por isto que deixa de providenciar quem a visita com um parque de estacionamento.

Paisagens na Praia da Amoreira-Mar

Junto à Praia da Amoreira-Mar e Praia da Amoreira-Rio encontram-se duas imponentes visões que marcam a paisagem. Para a Praia da Amoreira-mar, ou seja, orientação a Norte, podemos observar a imponente arriba, talhada de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinza e preta, que faz lembrar o recorte negro da arriba. Por outro lado, com orientação a sul, encontrará uma verdejante encosta sobre o vale. Aí brotam formações rochosas muito belas que são vestígios de uma antiga duna, agora fossilizada, e que permitiram, neste local, a existência de plantas únicas no mundo.

Mas é com a baixa-mar que o espectáculo é realmente belo, pois ficam a descoberto formações rochosas fossilizadas, formando-se extensas lagunas no areal, onde a água acaba por estar acima dos 20ºC, tornando esta praia e estas lagunas muito apetitosas e seguras para as crianças.

praia da amoreira

A Praia da Amoreira-Mar também é muito procurada pelos amantes de desportos radicais pois proporciona a prática de surf e bodyboard. Sendo, no seu conjunto, uma ampla praia, permite que quem a visite tome tanto banhos de mar como de rio. A título de curiosidade, os residentes usam o nome “medos para designar a extensa área de dunas desta praia.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *