Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial da Amoreira

Praia Fluvial da Amoreira

A Praia da Amoreira-Rio, a orientação a sul da Praia da Amoreira, ainda faz parte do Concelho de Aljezur, sendo a orientação para o lado do rio de uma das mais belas praias de Portugal. Neste concelho ainda existem outras belas praias, como a da Bordeira, Carrapateira, Amado, Odeceixe, Arrifana ou Monte Clérigo, esta última acessível através da colina que as divide.

Ambiente na Praia da Amoreira-Rio

É para este lado orientado a sul que pode beneficiar de belos banhos de rio, ou seja, na própria Ribeira de Aljezur. Este lado sul, a Praia da Amoreira-Rio, encontra-se a oito quilómetros da entrada Norte de Aljzeur, onde começa a Praia da Amoreira-Mar, que reúne o melhor destes dois lados: a praia marítima e a ribeira afluente. É nas piscinas naturais que se formam com a baixa-mar que os mais pequenos poderão ficar maravilhados e desfrutar do ambiente em segurança com uma quentinha água que poderá chegar aos 20ºC.

praia da amoreira-rio

Também aqui na Praia da Amoreira-Rio, a Ribeira de Aljezur forma um sistema lagunar de uma indiscutível, e nada comum, beleza natural. Por detrás do extenso areal, encontra-se outra paisagem que se vai tornando cada vez mais raro nesta região, ou seja, as dunas.

A Ribeira de Aljezur está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, pelo que é mais do que óbvio todo o ambiente e paisagem natural de que a Praia da Amoreira-Rio beneficia, que conflui numa mistura de área fluvial e marítima. De facto, os tons de verde húmido do sapal dominam esta parte Sul da encosta, em contraponto com as falésias negras que recortam a praia a norte. Por detrás está o extenso areal amarelado com as dunas.

Foz da Ribeira de Aljezur

Já neste lado sul, na Praia da Amoreira-Rio propriamente dita, na Foz da Ribeira de Aljezur, encontra-se uma verdejante encosta sobre o vale. Com afloramentos de antigas dunas, já fossilizadas e com a baixa-mar é que se dá um verdadeiro espectáculo, pois põe essas dunas a descoberto, que se tornam num longo areal, local ideal para as crianças se deliciarem.

praia da amoreira-rio

Para quem ainda não pensou nas razões para ir visitar a Praia da Amoreira-Rio (ou a parte do mar), fique, então, com algumas razões, como o facto de se tratar de uma praia com um ambiente natural multiforme magnífico, a zona da ribeira encontra-se sem ondulações, pelo que auxiliado pelas belas lagunas e água a uma temperatura de cerca de 20ºC, a Ribeira de Aljezur é um local de reunião de pessoas de todos os tipos, tendo muitas pessoas jovens e modernas, bonitas e culturalmente avançadas.

Praias de Aljezur

De facto, as praias de Aljezur, e mesmo a Praia da Amoreira-Rio (a o lado orientado a Norte, do mar), no seu conjunto, torna-se numa das zonas mais paradisíacas de toda a costa portuguesa e está inserida no Parque Natural da Costa, a Costa Vicentina.

De qualquer forma, para chegar também à Praia da Amoreira-Rio, é fácil. Em Aljezur, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, vai encontrar-se um desvio com a indicação para a Praia da Amoreira. O caminho para a praia é alcatroado durante os cerca de oito quilómetros e, por vezes, existe pouco estacionamento. O acesso à praia é fácil, sendo feito através de escadas e de um passadiço em madeira.



3 Comentários

  1. muito lindo o que Deus fez para o homem desfrutar!!!!!!

  2. as natureza que deus deixou sao maravilhosa

  3. MUITO BELA

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *