Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Bordeira

Praia da Bordeira

A Praia da Bordeira, em Aljezur, está muito próxima da Vila da Carrapateira, deve o seu nome à ribeira que ali desagua, mais concretamente, no topo sul do extenso areal. Sendo uma praia pouco frequentada, torna-se num tranquilo local que convida a umas repousantes férias.

Praia da Bordeira também conhecida como Praia da Carrapateira

Sendo também conhecida como Praia da Carrapateira, esta é uma das praias mais bem preservadas praias de todo o litoral português. Quem aqui vem pode observar toda a costa, que está cheia de reentrâncias e de pescadores que estão à apanha de marisco, sobretudo percebes. O facto de ali desaguar um rio também torna a Praia da Bordeira muito especial.

Desde alguns anos a esta parte que se chega a formar uma lagoa entre a praia e a estrada de alcatrão, onde as crianças podem brincar à vontade. Para chegar à Praia da Bordeira, basta tomar a direção de Sagres e, uma vez percorridos cerca de nove quilómetros, encontra-se a aldeia da Bordeira à sua esquerda, continuando por mais cinco quilómetros até à entrada da aldeia da Carrapateira. Quando aí chegar, deverá voltar na primeira bifurcação á direita, seguindo pela estrada de alcatrão até à Praia da Bordeira. Se ainda continuar no caminho depois da estrada alcatroada, quando ela acabar, há que virar na primeira bifurcação para a direita, e logo chegará ao topo Sul da praia.

praia da bordeira

No que toca a infra-estruturas de apoio, a Praia da Bordeira não apresenta nenhumas, sendo que é pelo acesso sul que se tem o melhor acesso, pois do lado onde se estacionam os automóveis, há um passadiço em madeira que permite fazer o cruzamento da ribeira sem dificuldade. No entanto, a Praia da Bordeira é uma praia que conta com vigilância durante a época balnear.

Descanso e Bem-Estar na Praia da Bordeira

Para muitos, a Praia da Bordeira é das melhores praias para se fazerem passeios à beira-mar, surfar ou apenas descansar nesta zona da costa alentejana. Desde o pequeno estacionamento, do percurso para a areia onde se pode andar sobre as traves de madeira, pode-se atravessar o rio com a água pelos joelhos e sacos às costas, sendo que então se chegará ao areal. É por isto que pode ser mesmo uma aventura.

Uma vez chegados ao areal, somos deslumbrados por uma água limpa e por um extenso areal, perfeito para as tais caminhadas ou apenas para descansar sem ter muita gente por perto. Aqui, as ondas são mesmo longas e perfeitas. O único senão é o vento que arranja maneira de entrar, pois como a praia é bastante aberta, é difícil estar protegida do vento que predomina.

praia da bordeira

O Pontal da Carrapateira, do qual a Praia da Bordeira faz parte, constitui uma faixa costeira de arribas calcárias altas, intensamente recortadas com campos de lapias, pequenas grutas e leixões, o que a levou à candidatura a uma das sete maravilhas naturais de Portugal.

Apesar de estar situada mais perto da Carrapateira, a Praia da Bordeira adotou este nome devido à ribeira que aí desagua e que se encosta às falésias calcárias e que tem o nome de Bordeira, que é uma pequena e típica aldeia próxima da praia e do pontal.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *