Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Congreira

Praia da Congreira

A Praia da Congreira encontra-se localizada no distrito do Porto, pertencente ao Concelho de Vila do Conde e freguesia de Vila Chã.

Características da Praia da Congreira

Esta é uma praia com um pequeno areal, onde se encontram os típicos toldos nesta zona Norte do país, além de uma pequeno bar. Mas, uma das principais características da Praia da Congreira é toda a zona rochosa que parece fazer uma perfeita divisão entre areia e mar.

praia da congreira4

A Praia da Congreira é uma pequena e acolhedora praia, com bons acessos e com uma zona de estacionamento considerável. Sendo formada por um conjunto de rochas paralelas à costa, é uma praia que não é vigiada e não disponibiliza infraestruturas de apoio.

Onde fica a Praia da Congreira

Fazendo parte da Freguesia de Vila Chã, pertence a uma localidade que se encontra a 30km do Porto. De facto, Vila Chã fica a 10km a Sul de Vila do Conde e é uma das seis freguesias que tem como fronteira natural o Oceano Atlântico.

A vila a que a Praia da Congreira pertence tem a particularidade de estar junto de todas as principais infraestruturas: encontra-se a dois minutos da A28 (a dez minutos do Porto de Leixões, a dez minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a três minutos do metro do Porto.

Esta pequena vila apresenta apenas um pequeno aspeto negativo aos seus habitantes, é que não conta com atividades de lazer, pelo que se torna numa localidade muito aconhegante e calma, muito simples e rural.

A Praia da Congreira também é conhecida por Praia-Nova. Fica a Norte da Praia dos Pescadores e é por aí que se acede a ela. O estar rodeada de rochas faz dela uma perfeita barreira entre água e terra.

praia da congreia3

Como chegar a Praia da Congreira

Apesar de ter um acesso pedonal, para chegar à Praia da Congreira, não é difícil chegar. Assim, vindo da Praia dos Pescadores, basta rumar a Norte até se chegar à Escola Primária. Em seguida, bastará virar para baixo e estacionar no Largo.

Uma vez que a Praia da Congreira apenas conta com um pequeno snack-bar, por perto existem variadas opções para simpáticas refeições, como o Restaurante Caravela, a Gelataria Coral, o Restaurante O Forno, o Restaurante Estaleiro. Apesar disto, a zona conta com um parque de campismo, o Parque de Campismo de Vila Chã.

De qualquer forma, quem quiser usufruir da Praia da Congreira, deverá ter sempre em mente o cordão rochoso que a praia apresenta, pelo que todos os banhos de mar deverão ser feitos com cautela.

Quem a conhece, diz que a Praia da Congreira é a mais calma, bonita, pequena e resguardada praia do Concelho de Vila do Conde, uma vez que não conta com as grandes confusões e afluências que as restantes praias do concelho têm. Por isto, diz-se que é uma das mais tranquilas e belas praias do Norte de Portugal.

Relativamente à Bandeira Azul, o exigente processo de candidatura das zonas balneares de Vila do Conde ao Programa deste ano de 2013 já terminou. O júri Internacional, o Júri Nacional e o Coordenador Regional da Associação da Bandeira Azul da Europa atribuíram o galardão às zonas balneares da Frente Urbana Norte, Sul, Mindelo e Vila Chã, a que pertence a Praia da Congreira.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *