Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Cova do Vapor

Praia da Cova do Vapor

A Vila da Cova do Vapor é uma povoação e uma estância balnear da freguesia da trafaria, no Concelho de Almada, distrito de Setúbal. A praia porque é banhada, a Praia da Cova do Vapor, é aqui que se dá a junção entre o Rio Tejo e o Oceano Atlântico, sendo que para Sul fica o Oceano e para norte o Rio Tejo.

Frequentadores da Praia da Cova do Vapor

Sendo uma praia de areia fina, é muito frequentada por pescadores e pelos amantes de águas calmas. De facto, na maré baixa, há tendência para a formação de pequenas ilhas ao longo da costa. Uma das melhores coisas que pode fazer é gozar um final de tarde, por exemplo, com ótimos petiscos numa das pequenas e variadas tasquinhas onde se pode deliciar com variados petiscos.

praia cova do vapor

Quem for visitar a Praia da Cova do Vapor poderá contar com serviços de apoio como um restaurante, um bar, contar com apoio náutico e um parque de estacionamento gratuito. Aqui, as atividades que mais são indicadas são o windsurf, o surf, pesca desportiva e até futebol de praia.

Windsurf na Praia Cova do Vapor

De facto, a Praia da Cova do Vapor é uma das praias com melhor acesso ao windsurf em todo o Rio Tejo, tal como a Ponta dos Corvos. Situada no Concelho de Almada, na Trafaria, esta praia encontra-se a meros 9km de Lisboa, sendo que o acesso poderá também ser feito por água, através de uma pequena praia voltada para o rio e orientada a norte.

A Praia da Cova do vapor é uma excelente praia a todos os níveis, se bem que não deixa de ser aconselhável a sua utilização duas a três horas antes e após a baixa-mar, uma vez que o seu fundo raso aumenta a segurança, facilitando a prática a todos os níveis de praticantes da modalidade.

praia cova do vapor

Por outro lado, com a maré cheia, a praia acabar por ficar um pouco pequena e, no caso de existir um grande sweel no mar, o mesmo pode vir a acontecer em “terra” e conseguir entrar, também, nesta pequena praia fluvial. Uma vez que a Praia da Cova do Vapor fica encostada à Foz do Tejo, é aconselhável ter alguma prudência, a fim de evitar que as fortes correntes ao largo possam dificultar o regresso para a praia.

Mas é com os ventos de norte que os bordos podem ser feitos paralelos à praia e junto a terra. Apesar de se tratarem de ventos bem seguros, se se tornarem muito fortes, poderão provocar muita ondulação de vento, o que por sua vez vai dificultar a prática dos iniciantes, exceto se for com a maré-baixa.

Mas, no Inverno, os ventos de Leste na Praia da Cova do Vapor são os melhores ventos da zona, pois sopram mais forte, em especial logo pela manhã. Por outro lado, na Primavera, os ventos de Oeste também poderão funcionar muito bem, sendo que apenas será preciso estar-se atento à grande ondulação vinda do mar e associada, em regra, a esta direção de vento.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *