Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Foz do Arelho

Praia da Foz do Arelho

A Praia da Foz do Arelho localiza-se junto à Lagoa de Óbidos e é um lugar brindado pela natureza com as suas excecionais qualidades terapêuticas e um extenso areal. É uma praia que também é um destino de eleição para surfistas e as calmas e tranquilas águas da Lagoa são ótimas para as crianças.

Peixe do mar da Foz do Arelho

Quando estiver na Praia da Foz do Arelho, na zona do pequeno cais da Lagoa, os visitantes podem comprar variadas espécies que a Lagoa oferece, desde o berbigão às améijoas. Nesta praia visitantes e banhistas irão encontrar esplanadas e restaurantes, onde se poderão deliciar com pratos de peixe, enguias fritas, améijoas e a já bastante conhecida caldeirada da Lagoa.

Acesso e localização da Praia da Foz do Arelho

localização foz arelho
A Foz do Arelho é uma vila e freguesia portuguesa pertencente ao Concelho das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. Situa-se a cerca de oito quilómetros das Caldas da Rainha, no noroeste do concelho e é limitada a norte pelo Oceano Atlântico. A sul, por outro lado, está limitada pela bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos. Por tudo isto é conhecida como um grande destino de férias de Verão.

A Praia da Foz do Arelho é uma praia com um fácil acesso pedonal e conta com um parque de estacionamento gratuito, não permitindo animais. Além da natureza que a circunda, a praia ainda goza com uma bela e prestigiada vista, nomeadamente para as Berlengas.

A Lagoa de Óbidos chega ao mar serpenteando por um labirinto de canais entre as duas arribas rochosas. A Praia da Foz do Arelho fica localizada no lado Norte, área onde o mar já se encontra menos calmo e mais revolto.

De facto, esta praia é mais frequentada por famílias com crianças pequenas que aproveitam o facto de que esta praia se encontra abrigada dos ventos de norte e proporciona águas mais calmas.

Parque de campismo da Praia da Foz do Arelho

parque campismo

Quem vai à Praia da Foz do Arelho, pode contar com estadia no parque de campismo da rede Orbitur, um parque que se situa, obviamente, na região turística do Oeste, uma região banhada por uma imensa natureza, com belas praias de areia fina e dourada. O parque tem serviços comerciais de apoio, piscina e alojamentos para férias e fins-de-semana.

Património histórico da região da Foz do Arelho

Em todo o caso, toda a região e não apenas a Praia da Foz do Arelho, é uma região rica em atrativos como todo o património histórico, um hospital termal, igrejas e ermidas, museus e o mais conhecido de todos: a cerâmica.

Serra, Ilha, lagoa e mar fazem parte da paisagem da Foz do Arelho

Berlengas

Esta é uma zona que permite que a Praia da Foz do Arelho seja bafejada por belas paisagens. Além disto e para os amantes de desportos, a maior e mais encantadora lagoa da costa portuguesa permite belos passeios pedestres, no Paúl de Tornada, na reserva natural da Ilha da berlenga (a única reserva marítima do país), na Serra do Socorro ou no Parque da Serra de Montejunto.

Gastronomia da zona da Foz do Arelho

caldeirada

Quem quiser passar uns belos dias de lazer na Praia da Foz do Arelho, seja no Verão ou não, não deverá, também, esquecer a variada gastronomia da região, pratos da “matança do porco”, cabrito no forno, coelho guisado com arroz, caldeiradas de peixe, enguias e améijoas da própria Lagoa. Não deixe, também, de parte a doçaria regional como as lampreias de ovos, as cavacas das Caldas, os pastéis de feijão e os pães de ló.



4 Comentários

  1. Belas paisagens.!!!!!

  2. Adoro pescar por lá. A beleza da lagoa é fantastica e os bivaldes tambem.

  3. só conheço Obidos, e agora irei ter o prazer, de conhecer melhor a zona, para de futuro, dar uma opinião concisa e mais pormenorizada, desta zona do País.

  4. Olá Carlos,

    Obrigado pelo seu comentário, quando voltar diga-nos o que acha…

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *