Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Galé Leste

Praia da Galé Leste

A Praia da Galé-Leste situa-se no extremo leste da Baía de Armação de Pêra. Consiste numa secção oriental da muito popular Praia da Galé entre Albufeira e Armação de Pêra, rodeada por pequenas falésias. Para oeste fica a secção maior que se estende em direção a Salgados.

Praia da Galé Leste

Nesta praia as características formações rochosas do Barlavento Algarvio emergem das areias, proporcionando pequenas enseadas, recantos e abrigos para quem a visita, em especial na parte nascente, sendo que é a parte poente a mais exposta.

É exactamente nesta parte Leste da praia que dominam essas formações rochosas, de onde surge uma área de pinheiro manso a coroar a alaranjada arriba. A Praia da Galé-Leste conta com algumas infra-estruturas de apoio como um estacionamento, restaurantes, WC e vigilância durante a época balnear, sendo que também se enquadra na categoria de Praia Acessível.

praia da galé leste

É, de facto, todo o extenso areal e as suas formações rochosas recortadas, a par de uma interessante arriba de cor alaranjada que conferem uma espécie de plasticidade interessante, não sendo quase necessário falar no bosque de pinheiros no topo que aí se encontra. O parque de estacionamento que aí se encontra inclui lugares para cidadãos com mobilidade reduzida e bons acessos, podendo mesmo chegar-se de carro até muito próximo da praia, à qual se pode aceder por escadas ou rampa.

Actividades na Praia da Galé Leste

No que toca aos serviços de recreio existentes na Praia da Galé-Leste, em Albufeira e que se encontram à disposição de quem a visita são motas de água, gaivotas, gondolas, ski tubarão, bóias e caiaque.

Mas um dos pontos fortes desta praia de Albufeira é a sua tranquilidade em grandes dimensões, conferida pelas falésias que a rodeiam, a par de ser banhada por um mar calmo.

praia galé leste

Para quem não sabe, a Praia da Galé-Leste é uma de duas zonas da Praia da Galé, sendo que a Bandeira Azul se refere exactamente à Praia da Galé-Leste. Situada entre arribas e arvoredos, é uma praia muito agradável, com guarda-sóis em palhinha disponíveis para alugar e um outro espaço mais amplo. Quem cá vem irá, com certeza, encontrar um mar normalmente calmo e uma água de boa qualidade.

Cores das Rochas na Praia da Galé Leste

As rochas de ar carbonato, de cores quentes, e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, são testemunhas reais de uma época há muito passada em que o nível do mar se encontrava mais para o interior, chegando mesmo a submergir a atual linha de costa. No entanto, hoje em dia, essas mesmas históricas rochas encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à maresia.

praia galé leste

É na Praia da Galé-Leste que dominam as formações rochosas e uma área da pinheiro manso a coroar a arriba alaranjada. É aqui, nesta zona, que também vai encontrar um amplo e ordenado estacionamento, a cerca de 100 metros desta zona da praia, mais exíguo junto ao areal. Esta é, no fundo, uma praia que serve aos mais diversos gostos no que toca a banhos de sol e de mar.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *