Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Légua

Praia da Légua

Situada no Pinhal de Leiria, encontra-se a Praia da Légua, em Alcobaça. Sendo uma praia algo isolada, tem todas as condições para um agradável e sossegado dia de praia, possuindo um restaurante típico com preços bastante acessíveis, bem como um bar de praia.

A Praia da Légua é uma praia que conta com um extenso areal, envolvido por uma verde encosta e é muito procurada para os amantes de pesca. As dunas albergam variadas espécies e, entre elas, encontram-se bonitos exemplares de cardo marítimo.

Como chegar a Praia da Légua

Para quem quiser saber como chegar à Praia da Légua, basta seguir a Estrada Nacional 242 e, perto da Nazaré, junto a um posto de abastecimento de combustível, vai encontrar um acesso sem asfalto para a Légua, e que constitui um atalho para a estrada florestal, paralela à costa. De notar que o percurso final é íngreme, indo terminar num parque de estacionamento de reduzidas dimensões. Aí, é onde se encontram os sanitários públicos. E é também aqui vai encontrar o acesso (e bom) à praia, no meio do qual existe um bar com esplanada.

As infra-estruturas de apoio com que a Praia da Légua conta são chuveiros, e um acesso pedonal fácil e adequado a pessoas de mobilidade reduzida. Com um parque de estacionamento gratuito, é claro que não permite animais, mas conta com a vigilância de um nadador salvador durante a época balnear. Quem aqui vem também tem a possibilidade de aluguer de toldos e de uma área exclusiva a guarda-sóis.

praia da légua

O extenso areal da Praia da Légua está rodeado por grandes arribas, contando com algumas rochas, inclusive na água. É uma praia principalmente frequentada por habitantes locais e por pescadores que ali se deslocam para fazer pesca à linha.

Praia da Légua com Bandeira Azul

A Praia da Légua também se encontra na categoria de praias portuguesas com a qualidade de bandeira azul, desde 2001. Desde essa altura ela vem garantindo a vigilância dos banhistas, o apoio de praia bem como a limpeza diária do areal.

Apesar de contar com bons acessos ao areal, o acesso à praia é deveras declivoso, para não falar nas reduzidas dimensões do parque de estacionamento.

A nível geológico, junto à Praia da Légua encontram-se complexos de grés-argiloso com tonalidades amareladas. Como em toda a região, a praia é antecedida por uma vasta área de pinhal que, em alternativa à praia, poderá mesmo proporcionar variadas outras formas de lazer.

praia da légua1

Beleza de Praia

Para quem ainda não conhece a Praia da Légua, fique desde já a saber que é uma praia muito bonita. Diz quem já a visitou tanto no Outono como no Inverno, que é um excelente local para passeios à beira-mar. Mas de Verão também é um ótimo local para se estar com os amigos a jogar vólei ou futebol, pois como tem um grande e largo areal, espaço com certeza não irá faltar.

Em termos de hotelaria, o hotel mais próximo da Praia de Légua é o Hotel Maré, um simpático e acolhedor hotel que proporciona uma boa relação preço-qualidade, beneficiando, é claro, da proximidade com a praia.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *