Praias Portugal             Praias Algarve                Praias Alentejo              Praias Lisboa          Praias Norte e Centro        Praias Fluviais
top

Praia da Leirosa

praia da leirosa

A Praia da Leirosa situa-se a 12 km a sul da sede do concelho, Figueira da Foz, pertencendo à Freguesia da Marinha das Ondas, que é constiuída por seis lugares: Matas, matos, Sampaio, São Jorge, Marinha das Ondas e a Praia da Leirosa.

A Praia da Leirosa é uma praia que se encontra inserida numa pitoresca vila piscatória, Leirosa, muito procurada pelos surfistas. No que toca à restauração, ela é típica, praticando preços acessíveis. É uma praia com uma imensa extensão de areia e boas ondas para a prática do surf e outros desportos náuticos.

É devido ao seu extenso areal que as dunas a tornam abrigada dos ventos. Dotada de boas infraestruturas de apoio, não é apenas procurada pelos amantes de surf, mas também do bodyboard. É quando a maré está baixa, que a Praia da Leirosa está segura a banhos, uma vez que a inclinação do areal não é muito acentuada.

praia da leirosa

Anualmente, realiza-se a festa em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, a 15 de Agosto. Esta é uma festa que dura, geralmente, dois a três dias, sendo que um deles é dedicado à parte religiosa, incluindo missa e procissão, que culmina com a entrega da bandeira a novos mordomos (comissão de festas) e depois realizado o leilão das ofertas. É ao final da tarde que se realiza um arraial que se prolonga pela noite dentro.

Gastronomia da zona da Praia da Leirosa

A nível da gastronomia na área da Praia da Leirosa, para quem aprecia um belo prato de peixe, verá que encontrará pratos como caldeirada à pescador e a tão conhecida sardinha assada, sendo que ambos os pratos são com peixe oriundo da própria praia.

Equipamentos da Praia da Leirosa

A Praia da Leirosa é mais uma praia portuguesa com bandeira Azul, dotada de chuveiros e WC, e acessos fáceis, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida. O restaurante é algo que também se poderá aproveitar numa visita à praia, que como muitas das praias de Portugal, não permite animais. Sendo uma praia vigiada por um nadador salvador durante a época balnear, também lá se encontra uma escola de surf. No Verão, em termos de afluência, que é média durante a semana, aumenta, e muito, aos fins-de-semana. Também é permitida a prática de pesca desportiva.

Na Praia da Leirosa pratica-se uma pesca artesanal, que se encontra em franco desaparecimento. É o que se chama de “arte xávega”, pois as redes que estão no mar são puxadas para terra por bois. Por curiosidade, fica-se a saber que apesar desta arte ser praticada em muitas praias da costa portuguesa, ela está reservada, praticamente, à Praia da Leirosa.

praia da leirosa

É no seu muito agradável areal que se pode usufruir de belos dias de praia. A acompanhar o sol está uma água transparente e uma areia limpa. A água é, de facto, muito fria, o que convém quando o que se quer é refrescar, sendo também agitada o suficiente para quem gosta de praticar surf. De qualquer forma, os amantes desta praia referem que o seu ponto forte é o parque de merendas que se encontra muito perto da praia, pelo que permite belos passeios depois de uma churrascada com família e amigos.

Hotéis perto da Praia da Leirosa Praia da Leirosa

Se gostou de Praia da Leirosa, Partilhe com amigos!

1 Comentário to “Praia da Leirosa”

Deixe Comentário

top


 Praias Portugal             Praias Algarve                Praias Alentejo              Praias Lisboa          Praias Norte e Centro        Praias Fluviais