Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Oura Leste

Praia da Oura Leste

Localizada entre a Praia da Oura e a Praia de Santa Eulália, encontra-se a Praia da Oura-Leste, no Concelho de Albufeira. Esta pequena e bonita praia encontra-se sob uma arriba, oferecendo boas infra-estruturas a quem a visita.

Onde fica a Praia da Oura Leste

Localizada junto ao aldeamento Quinta Pedra dos Bicos, em Santa Eulália, Albufeira, a Praia da Oura-Leste é a praia mais pequena a leste da Praia da Oura. No entanto, não deixa de contar com a categoria de praia com Bandeira Azul, o que revela a qualidade da água, factor que é importante para os banhistas e veraneantes, em especial, para as famílias.

É a poucos metros da Praia da Oura, a Leste de Albufeira, que se poderá encontrar este pequena praia rodeada por rochas, mas que conta com um extenso areal. Bonita e aconchegante, para muitos não deixa de ser considerada uma pequena praia. Localizando-se a cerca de 3km do centro da cidade de Albufeira, à Praia da Oura-Leste pode-se chegar por autocarro (valor do bilhete é 1,40€), por táxi (cerca de 5€) ou mesmo a pé, por forma a aproveitar e desfrutar de uma bela caminhada.

praia oura leste

A Praia da Oura-Leste, entre as praias da Oura e de Santa Eulália, encontra-se próxima de um aglomerado urbano composto por hotéis, zonas de habitação, restaurantes e lojas. O acesso a ela é feito por estrada, sendo que possui um parque de estacionamento próximo. À praia poderá aceder-se pela rampa ou pela escadaria que aí se encontra. Ao descer, vai encontrar uma pequena praia encaixada sob uma arriba, com as suas infra-estruturas e equipamentos.

Praia da Oura Leste com Bandeira Azul

Apesar de beneficiar da Bandeira Azul, o antigo areal dourado viu-se praticamente substituído por rochas e pedras. O desassoreamento de que foi alvo deveu-se aos temporais de Sueste que se registaram ao longo do Inverno até Abril de 2011, sendo que muito pouco ou nada foi feito para reverter a situação desde essa altura.

O desassoreamento, que afeta entre 200 a 300 metros de frente da Praia da Oura-Leste não deixou de ser, no entanto, um fenómeno natural, tendo derivado da predominância de ventos Levante nesse Inverno de 2010-2011, que provocaram um “descascar” da praia, cuja areia se viu arrastada para Poente.

Um dos principais apoios de praia que sofreu com este desassoreamento foi o Beach Café, bem como os restaurantes que se localizam junto.

De qualquer forma, quem quiser ir à Praia da Oura-Leste, para aceder a ela, poderá deixar o carro no estacionamento da Praia da Oura e depois caminhar pelo passadiço. Mas ainda há outro acesso, através do empreendimento Quinta Pedra dos Bicos.

Quinta Pedra dos Bicos

A Quinta Pedra dos Bicos é o empreendimento mais perto da Praia da Oura-Leste, que se caracteriza pela tranquilidade da área de Santa Eulália, perto da movimentada Albufeira. Contando com um acesso privilegiado à praia, as vistas sobre o Oceano e os extensos relvados junto às piscinas, completam esta especial oferta turística.

quinta pedra dos bicos

Perto da Praia da Oura-Leste existe, entre outros, o Hotel Baía Grande, situado mais junto à Praia de São Rafael e a cerca de 3km de Albufeira, beneficiando, também, de uma vista privilegiada sobre o Oceano Atlântico. Contando com 131 quartos e duas piscinas, o hotel também coloca à disposição dos hóspedes várias especialidades da gastronomia algarvia.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *