Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia da Polvoeira

Praia da Polvoeira

Para quem ainda não ouviu falar da Praia da Polvoeira, fique a saber que se situa no Concelho de Pataias, Alcobaça. É ao largo da Costa Atlântica que podemos encontrar esta fantástica praia.

Beleza Natural da Praia da Polvoeira

A Praia da Polvoeira é uma praia que se encontra praticamente intacta no que diz respeito à conservação da sua beleza natural. Quem a visita pode, inclusive, optar por dar um belo passeio pela zona com formação rochosa, que é característica da paisagem e observar o mar que se perde de vista.

praia da polvoeira

A ciclovia, existente na estrada que está paralela à praia, também é uma ótima opção a considerar. A Praia da Polvoeira é mais uma praia muito procurada pelos amantes da pesca. Mas os apoios de praia não são muitos, infelizmente, mas o parque de estacionamento, com 167 lugares, poderá compensar, apesar de não ser ordenado.

De qualquer forma, esta é uma praia turística que conta com características algo rochosas na sua zona Norte. Com boas infraestruturas, está inserida numa linda paisagem. Aí poderá encontrar, ainda, um bar de praia que serve refeições ligeiras.

Origem do nome Praia da Polvoeira

O nome de Praia da Polvoeira é tido como proveniente da antiga abundância de polvos no substrato rochoso que, na maré baixa, é perfeitamente observável, pois esta zona reúne uma enorme biodiversidade nas poças de maré, pelo que a infeliz destruição deste património natural é deveras evidente.

Mais ainda, é também na maré baixa que, ao se observar atentamente, de poderá identificar o que resta do antigo molhe, datado do antiquíssimo porto de pesca de Paredes da Vitória.

Contando com um extenso areal, a Praia da Polvoeira é uma praia procurada para a prática de parapente e mergulho, pelo que não é, de todo, aconselhável para a prática de surf nem bodyboard. Contando com boas infra-estruturas de apoio, é uma praia vigiada e que se situa numa baía.

praia da polvoeira

A Praia da Polvoeira conta com uma extensão de 1300m, estando limitada pelas rochosas arribas de Paredes de Vitória e com 900m até ao apoio balnear da vizinha Praia Pedra do Ouro. Quem quiser ir a esta praia, poderá acedê-la através de um caminho municipal que conta com uma ligação à estrada Atlântica. Para, depois, se entrar na praia, existem escadas.

Praia da Polvoeira: Praia Azul

Esta praia contou com a categoria de bandeira Azul entre 1991 e 2003. Mas, apesar da praia manter a sua qualidade ambiental, o facto de não contar com esse galardão deve-se única e exclusivamente à antiga inexistência de apoio de praia quando, em 2004, por atos de vandalismo, foi lançado fogo aos sanitários e ao próprio apoio de praia.

De facto, durante muito tempo, a entidade competente não emitiu as licenças para os concessionários executarem os apoios de praia. Apesar de tudo, o Município tem assegurado a vigilância da praia nos últimos anos, através de um protocolo celebrado com a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. Além disto, também procede à recolha diária de resíduos do areal.

Acima de tudo, na Praia da Polvoeira, poderá encontrar-se uma ótima combinação entre campo e mar.



4 Comentários

  1. Caros amigos bom dia, bem hajam por estas informações preciosas das nossas praias, que são únicas.
    Não somos um País pobre, somos antes, um País mal gorvernado, há muito tempo.
    Temos um País, lindo, cheio de grandes recursos, que não são aproveitados convenientemente.
    Obrigados por mostrarem o que de bom há no nosso país.
    Fiquem em bem
    José Cariano

  2. Bom artigo, apenas uma pequena correcção Freguesia de Pataias, Concelho de Alcobaça!

  3. Sempre atento!!

  4. ACABO DE CHEGAR DE ALCOBAÇA , QUE FICA NO SUL DA BAHÍA , PERTO DE PORTO SEGURO, BRASIL…..

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *