Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia de Armação de Pêra

Praia de Armação de Pêra

Armação de Pêra é uma freguesia portuguesa do Concelho de Silves, no Algarve. A Praia de Armação de Pêra é uma grande e extensa praia vocacionada para famílias e que se situa em frente da zona turística de passeios pedonais no centro da vila.

A Praia de Armação de Pêra é uma das praias mais frequentadas do Algarve no Verão e que conta com Bandeira Azul e, por isso, também conta com a vigilância de um nadador salvador durante a época balnear.

Assim, e como seria de esperar, a afluência de pessoas tanto durante a semana como aos fins-de-semana é muito alta. A Avenida Marginal, que agora se encontra fechada ao trânsito e com calçada, em direção à praia, mas antes, podia-se descer as escadas e ver-se o extenso areal que se estendia por variados metros. De facto, tudo evolui e a vila tornou-se num ajuntamento de prédios para receber o massivo turismo.

De facto, a Praia de Armação de Pêra e a vila não são diferentes do resto do Algarve, onde tudo está e é virado para o turismo sazonal, como demonstram os variados bares, discotecas, hotéis e o próprio comércio tradicional, sendo que também há lugar para jogos de praia. Tudo isto para não falar nas diversas escarpas que, apesar de perigosas, marcam a paisagem de um lado da praia.

armação de pera

Mas a Praia de Armação de Pêra tem a particularidade de não ter vento, sendo que é realmente uma praia muito calma. Também é verdade que na época alta a praia enche por completo, mas pode-se sempre encontrar um canto para colocar uma toalha e um chapéu de sol.

Animação na Praia de Armação de Pêra

Além disto, é uma praia que conta com uma agradável e limpa água. Entre outras atividades, e para quem gosta, ainda possui um local de massagens no areal. Entre Junho e Setembro, Armação de Pêra fica repleta de animação diurna e noturna, onde durante o dia se podem aproveitar os vários desportos que existem na praia, como o vólei e a ginástica aeróbica.

Grutas da Praia de Armação de Pêra

Na própria Praia de Armação de Pêra, também durante o dia, é possível visitar as grutas com alguns pescadores que se dedicam a esta atividade durante os meses de Verão.

grutas armação de pera

Por outro lado, durante a noite, é quando surgem os concertos na fortaleza e quando a rua dos bares se torna num local de grande movimento.

Sabia que a zona nascente da Praia de Armação de Pêra é praia privada?

A zona nascente do areal desta estância balnear é usada há muito tempo por milhares de veraneantes sem qualquer restrição, apesar do facto (muito desconhecido) de ser propriedade privada desde 1913, o que torna a Praia de Armação de Pêra um caso singular no litoral português.

De facto, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira – POOC – decretou o derrube de casas de praia e de barracas no litoral algarvio mas não tocou no direito de propriedade que uma certa família detém há já 99 anos, sobre três hectares da Praia de Armação de Pêra. Esta zona da praia pertence à família Santana Leite, e o Estado pretende adquiri-la por 200 mil euros, apesar de se encontrar em pleno domínio público marítimo e ser usada por todos.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *