Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia de Cova-Gala

Praia de Cova-Gala

A sul da Figueira da Foz, a cerca de sete quilómetros, a Praia da Cova-Gala é uma praia detentora de um extenso areal separado por uma série de esporões / pontões que foram construídos para suster o avanço do mar, tornando-o consequentemente mais calmo e servindo, em simultâneo, de barreira ao vento.

A Praia de Cova-Gala é a preferida por muitos banhistas pelas suas calmas águas comparativamente com as da Figueira da Foz. É, ainda, uma praia que se subdivide em pequenas praias devido aos pontões, o que acaba por a tornar mais abrigada dos ventos.No que toca a infraestuturas, está dotada de boas condições, sendo que a nível de atividades se pode pescar, à linha, sargos, robalos e tainhas.

praia da cova

A zona Sul da Praia de Cova-Gala está rodeada por dunas e pela mata, tendo pouca afluência, mas a restante zona, estando mais próxima das habitações, e que é muito requisitada pelos banhistas. Seguindo para sul da Figueira da Foz pelo IC1, junto ao Parque de Campismo da Orbitur, na Gala, siga pela vereda de areia pelo pinhal a norte da vedação do parque, até cerca de cem metros antes do acesso à praia. Saiba, que no lado Sul, o nudismo é habitual.

A Praia de Cova-Gala é uma praia com boas condições para a prática de surf e bodyboard, pelo que costuma ser palco de diversas provas de ambas as modalidades.

Localizada na aldeia piscatória da Cova, no Concelho da Figueira da Foz, a Praia de Cova-Gala é bastante agradável, bonita, encontrando-se dividida por diversos pontões, conta com a existência de restaurantes típicos e simples, mas com boas ementas.

O facto de na Praia de Cova-Gala existirem esporões / pontões originou, a sul, o aparecimento de uma série de micropraias solitárias, muito procuradas pelos adeptos do naturismo. Em termos de praia, a Praia de Cova-Gala oferece aos seus visitantes cerca de 300 metros de areal, sendo que está dotada de um mar de excelente qualidade, apesar de nalguns pontos ser bravio. Por outro lado os mais curiosos, que não apreciam extensos banhos de sol, têm sempre a possibilidade de fazerem caminhadas em direção ao sul, em busca de pequenos recantos, praticamente secretos, e que praticamente só os locais sabem e conhecem os acessos.

praia cova gala

O que diferencia a Praia de Cova-Gala das restantes praias da zona da Figueira da Foz, tornando-a um espaço mais tranquilo e abrigado, são as calmas águas com que está banhada. As praias que se encontram a sul, têm praticamente as mesmas características, sendo que o único inconveniente é o mar, mais bravio e, por isso, perigoso. A zona da Praia de Cova-Gala também é menos frequentada, uma vez que não sofreu dos efeitos de desenfreadas construções.

Equipamentos da Praia de Cova-Gala

Em termos de infraestruturas, a Praia de Cova-Gala está dotada de chuveiros e sanitários, com um acesso pedonal fácil, permitindo o acesso a pessoa com mobilidade reduzida. Sem grande parque de estacionamento, tem ainda um restaurante / snack-bar, sendo que não perimite animais. Na época balnear, tem a vigia de um nadador salvador, reservando uma área para guarda-sóis e disponibilizando o aluguer de toldos.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *