Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia de Quiaios na Figueira da Foz

Praia de Quiaios na Figueira da Foz

A Praia de Quiaios, junto com a Praia da Murtinheira, localiza-se a norte do Concelho da Figueira da Foz. Também conhecida como Palheiros de Quiaios, a Praia de Quiaios tem um extenso areal do lado oposto da Serra da Boa Viagem.

A Praia de Quiaios é o local escolhido por muitos para a realização de competições de surf a nível internacional, devido às suas excelentes condições de que dispõe para a prática deste tipo de desportos.

É uma praia que oferece uma paisagem exuberante e diversificada com a Serra da Boa Viagem como pano de fundo.

praia de quiaios

Como já se tornou numa das praias mais visitadas do concelho da Figueira da Foz, também já é uma das praias com maior número de habitação de férias. Mas, com pouco mais do que algumas dezenas de habitantes durante o ano, é no Verão que o número se multiplica, chegando mesmo a atingir algumas centenas de habitantes.

Equipamentos da Praia de Quiaios

Tanto a Praia de Quiaios como a da Murtinheira contam com infraestruturas como piscina, hotel, centro hípico (com residencial e restaurante), um complexo desportivo / centro de estágio e um parque de campismo. Por tudo isto, a Praia de Quiaios é principalmente frequentada por pessoas oriundas de todo o país, sobretudo da região centro. E isto, tendo em conta que se encontra apenas a três quilómetros de Quiaios.

Parque de campismo da Praia de Quiaios

O parque de campismo da Praia de Quiaios situa-se junto à Praia, a norte do Cabo Mondego e da Serra da Boa Viagem, e a cerca de 12km da Figueira da Foz e a 50km de Coimbra. Dispõe de variados espaços para campismo e caravanismo e de um vasto conjunto de serviços de apoio ao campista. Este é um parque de campismo que também dispõe de alojamentos que proporcionam mais conforto a quem visita, seja em férias ou fins-de-semana.

Parque quiaios

Entre outros serviços, o parque de campismo dispõe de bicicletas para passeios, para que os visitantes possam disfrutar das magníficas paisagens que combinam a vastidão da vegetação com um enorme areal e as montanhas da Serra da Boa Viagem, tudo com as planíceis das dunas de Quiaios, onde se integram as Lagoas da Vela e das Braças.

Desportos na Praia de Quiaios

Por outro lado, para quem prefere caminhadas, existe um simpático e longo passadiço de madeira sobre as dunas da Praia de Quiaios, mesmo junto ao mar, bem como alguns trilhos que combinam as paisagens de serra e do mar. Mas os mais jovens e radicais, também têm a sua oportunidade, pois existem diversos trilhos de BTT, bem como ótimas condições para a prática de parapente e desportos náuticos.

A Praia de Quiaios ainda é sede da Associação “Trilhos d’Esplendor”, que oferece aos visitantes da praia, durante todo o ano, caminhadas guiadas na zona da praia. Assim, quem quiser descobrir e ter a possibilidade de fotografar belos achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, não terão desculpa para perder a opportunidade aquando de uma visita a estas zonas, uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *