Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia de S. Martinho do Porto

Praia de S. Martinho do Porto

A Vila de S. Martinho do Porto, sede de freguesia do Concelho de Alcobaça, é a mais famosa e mais importante estância balnear do concelho. Com uma maravilhosa baía que conta com características únicas no país e Europa devido à sua forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para a utilização balnear e prática de desportos únicos. É aqui que se situa a famosa Praia de S. Martinho do Porto.

Praia de S. Martinho do Porto

A Praia de S. Martinho do Porto é uma praia que conta com calmas águas e areia branca e fina. Apesar de, com o decorrer do tempo, o porto ter visto diminuída a sua importância comercial, toda a atividade turística e vida própria da praia conferem à Vila uma especial dinâmica, em especial durante a época estival.

praia s. martinho

A Praia de S. Matinho do Porto é uma praia que se estende ao longo da deslumbrante baía, sendo banhada pelo azul do mar e com um pequeno porto de abrigo. Pelas suas características, é uma praia ideal para levar crianças e para os desportos náuticos. Assim, as águas desta famosa praia são mais do que propícias a banhos.

Monte do Facho

Do Monte do Facho, os visitantes podem desfrutar de uma única vista da baía de S. Martinho do Porto, que tem como vizinhas as fantásticas dunas de Salir do Porto. Pode-se, desde logo, desvendar a “concha” de S. Martinho, que surpreende pela sua forma pouco comum.

praia s. martinho

Com um areal com cerca de 3km de extensão e em forma de concha, a Praia de S. Martinho do Porto transforma-se numa abrigada baía, em que o mar tranquilo oferece excelentes condições para as crianças e, quanto aos desportos náuticos, os amantes de windsurf, vela e canoagem também não ficarão a perder.

A Praia de S. Martinho do Porto é mais uma praia que conta com o galardão de bandeira Azul e conta com uma temperatura média da água, no Verão, entre os 17 a 19ºC. No que toca às infra-estruturas de apoio, a praia conta com acesso para deficientes, duches, bem como a possibilidade de aluguer de toldos ou chapéus de sol e de embarcações ligeiras.

A baía de S. Martinho do Porto é, de facto, o último vestígio de um antigo Golfo que, até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana (a Sul) e do Farol (a Norte).

São Martinho do Porto

História de S. Martinho do Porto

Por seu lado, a Vila foi fundada pelos monges do Mosteiro de Alcobaça, no século XIII, e que teve um grande desenvolvimento ao longo do século XX como centro de veraneio, onde não faltam variadíssimos restaurantes onde se podem saborear especialidades gastronómicas como lagosta suada ou santola recheada.

O centro cosmopolita da Vila de S. Martinho é a Avenida Marginal, que se prolonga paralelamente à Praia de S. Martinho do Porto, e lá encontra-se uma grande quantidade de esplanadas, lojas, bares e restaurantes, praticamente todos especializados nos sabores do mar.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *