Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia do Castelo em Albufeira

Praia do Castelo em Albufeira

A Praia do Castelo, em Albufeira, é uma pequena praia de grande beleza natural. Situando-se por entre arribas, conta com algumas rochas na água. Mas não tem com que se preocupar, pois durante a época balnear é uma praia que goza da vigilância de um nadador salvador e é frequentada essencialmente por turistas portugueses.

Praia do Castelo em Albufeira, uma das mais visitadas

A zona da Praia do Castelo é um dos destinos mais visitados de Albufeira. Conta com um grande número de atrações prontas para serem descobertas por quem ainda não as conhece, pelo que esta parte da cidade não vai deixar ninguém desapontado. Esta zona foi abençoada com uma animada atmosfera, dos restaurantes, áreas comerciais e variadas atrações.

Areal Praia do Castelo em Albufeira

O areal da Praia do Castelo encontra-se encaixado entre imponentes paredes rochosas, desdobrando-se em pequenos recantos escondidos e mesmo pequenas enseadas. No extremo leste da praia, encontra-se uma formação rochosa que faz exactamente lembrar as ameias de um castelo.

praia do castelo

Esta praia, além de contar com a categoria de bandeira Azul, também conta com outras infra-estruturas de apoio como um estacionamento, restaurantes, WC e com um acesso à praia que é feito por escadas ou por uma rampa.

De facto, a Praia do Castelo, em Albufeira, como que se esconde entre arribas calcárias, apresentando um pequeno areal e oferecendo a quem a visita um mar muito calmo e tranquilo, que torna este local especialmente bonito. Mas não é por contar com águas calmas que se deverá deixar de ter cuidado com os banhos de água, isto porque existem rochas na água que, em muitos casos, estão obviamente cobertas por algas. Assim sendo, acautele-se nos banhos e de quem está a acompanhar.

O restaurante que se encontra mesmo na praia, o Pic-Nic funciona há mais de 35 anos e deve o seu nome ao facto de que na década de 70, quando nessa altura (e durante muitos anos), junto ao restaurante no pinhal e parque aí existentes se faziam muitos piqueniques com turistas, vindos de muito longe em carroças. Aí não faltavam turistas de variadas nacionalidades que aí montavam as suas tendas, mas isto numa altura em que o chamado “campismo selvagem” ainda era autorizado. É de toda esta conjuntura que advém o nome do restaurante, pois realmente faziam-se piqueniques praticamente na Praia do Castelo, sendo que mesmo nessa altura não faltavam a famosa sardinha assada, besugos ou mesmo outros peixes frescos.

RESTAURANTE PRAIA DO CASTELO

História da Praia do Castelo

Neste capítulo de historial da Praia do Castelo, em Albufeira, nunca é demais recordar que a praia deve o seu nome às rochas que acompanham o areal e que fazem realmente lembrar um castelo. Com um areal pequeno e fino, este não deixa de estar muito bem cuidado.

A Praia do Castelo em Albufeira é ideal para se conhecer a apreciar nos dias quentes mas de preferência fora dos meses de época alta, como Julho e Agosto, pois poderá correr o risco de não encontrar um espaço para si. Apesar disto, poderão sempre ser encontrados pequenos recantos para os mais curiosos. Em todo o caso, é uma praia que conta com bons acessos e infra-estruturas, onde quem a visita poderá desfrutar de uma boa refeição à beira-mar.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *