Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia do Magoito em pleno parque natural de Sintra

Praia do Magoito em pleno parque natural de Sintra

A praia do Magoito está situada em pleno parque natural de Sintra-Cascais, na foz da ribeira da mata perto da localidade do Magoito, a noroeste de Sintra. É uma praia muito aconchegante, abrigada do vento devido a ser rodeada por rochas de todo o lado excepto, obviamente, do lado do mar!

Convidativa a banhos de sol e mar, a praia do Magoito também permite fazer outras atividades como surf ou pesca desportiva. Conhecida pela sua beleza, por entre as falésias, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.

falésia praia do magoito

Protegida com o novo acesso pedonal, possui ainda uma duna fóssil, classificada como geomonumento, denominada duna consolidada. Uma duna consolidada é uma duna costeira que se forma ao longo de milhões de anos através da acumulação de areia, que se gera pela acção conjugada do mar e do vento.

A praia do Magoito é considerada como uma das praias da Europa com mais iodo

Rica em iodo, é uma das melhores opções entre as praias da grande Lisboa e até mesmo de Portugal para quem quer um bronzeado natural. A praia em si é composta por uma longa extensão de areia dourada pontilhada por inúmeras rochas. O mar possui uma cor azul-turquesa lindo e é supostamente mais rico em iodo do que qualquer outra praia na Europa.

Embora a praia fique no fundo de falésias, tem excelentes acessos pedonais

Com vários acessos à praia, destacamos um que merece o nosso reconhecimento às autoridades responsáveis pela praia do Magoito, um acesso em madeira sem qualquer degrau, que permite acesso à praia por qualquer pessoa que tenha mobilidade reduzida, incluindo deficientes motores em cadeira de rodas. Este acesso vai desde a estrada cá bem em cima, até ao areal tudo sem um único degrau!

Passadiço de madeira de acesso à praia (2)

Parque de estacionamento da praia do Magoito

O parque de estacionamento é grátis e suficiente para a capacidade da praia, que não é muito grande, ficando junto a um dos acessos da praia do Magoito.

Bar e restaurante na praia do Magoito

A praia do Magoito é vigiada com nadador salvador durante a época balnear, possui um bar de praia pequeno no areal, mas com o suficiente para quem apenas desejar comer uns bolos, sandes, gelados e pouco mais.

Bar / Restaurante Praia do Magoito em Sintra

Há um restaurante no início de um dos acessos à praia no alto, com umas boas vistas para a praia do Magoito.

Vídeo da praia do Magoito

Durante a semana a praia do Magoito, mesmo no mês de Agosto tem espaço suficiente para se estar à vontade, já ao fim de semana é uma praia onde cabe mais um! Nessas alturas de maior afluência às praias, o parque de estacionamento também não chega para as necessidades, mas quem vai à praia ao sábado e domingo já sabe o que o espera em quase todas as praias da grande Lisboa.

Informações úteis

A Praia do Magoito dispõe de:

  • Acesso Pedonal Fácil
  • Acesso mobilidade reduzida
  • Parque de estacionamento gratuito
  • Nadador Salvador (durante a época balnear)
  • Chuveiros
  • Bar
  • WC
  • Posto de Primeiros Socorros
  • Restaurante
  • Aluguer de toldos
  • Área de guarda-sóis
  • Não permite animais

GPS: N 38º 51′ 48.97” ,W 9º 26′ 56.53”

Galeria de Fotos da Praia do Magoito - Sintra


1 Comentário

  1. YYYYYYYYYYYYYESSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Trackbacks/Pingbacks

  1. Praia da Aguda em Sintra - […] A praia da Aguda fica situada no concelho de Sintra, fazendo fronteira com a conhecida praia do Magoito, também…

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *