Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia do Peneco em Albufeira

Praia do Peneco em Albufeira

A Praia do Peneco, em Albufeira, situa-se mesmo no centro de Albufeira, devendo o seu nome a um enorme penedo situado no areal.

Praia do Peneco, também conhecida como Praia do Túnel

Também conhecida como a Praia do Túnel, a Praia do Peneco divide-se das praias vizinhas pelas rochas que a rodeiam. O acesso a ela faz-se pelo canto de Albufeira, até passar pelo túnel que antecede a praia. Contando com um grande areal, este encontra-se concessionado em algumas partes. O mar, em regra, é calmo e bom para a prática de algumas modalidades náuticas. Nas suas imediações existe uma grande variedade de restaurantes.

praia do peneco

De facto, uma vez que se situa em pela frente urbana da cidade de Albufeira, o túnel através do qual é possível a ela aceder foi escavado na arriba, ligando a Praia do Peneco à principal avenida, a Rua 5 de Outubro. Pelo topo da arriba, também é possível descer até ao areal por umas escadas em alvenaria que existem a partir da Esplanada Dr. Frutuoso da Silva.

Em qualquer caso, a Praia do Peneco é uma praia muito boa onde se podem apanhar belos banhos de sol, contando com um areal muito plano e com uma albufeira antiga que se ergue sobre ela, o que lhe confere uma originalidade única. O único grande contra desta praia é o estacionamento que é fraco e o pouco que há, paga-se uma oferta de restauração que é imensa e uma das mais conhecidas de Albufeira.

Túnel na Praia do Peneco

A Praia do Peneco ou Praia do Túnel é uma praia com características idênticas a muitas outras, menos para quem tem mobilidade condicionada, pois possui um elevador que simplifica e possibilita a ida e visita a este local. De facto, a enorme rocha que aí se encontra não apenas dá o nome à praia, mas também vem servir de sombra aos muitos visitantes e banhistas que por ali param. Mas não esquecer que é necessário ter cuidado, pois estes locais com rochas implicam prudência extra.

elevador praia do penecoEste elevador, enquanto equipamento, vem melhorar em definitivo as condições de acessibilidade a uma das praias mais conhecidas da região, tendo sido inaugurado em 2009 e construído ao abrigo do Programa Polis.

Este equipamento resultou de uma parceria entre a Administração Central e Local, vindo valorizar a zona Poente de Albufeira, conferindo acessibilidade a uma das praias mais visitadas do Concelho de Albufeira.

As duas possibilidades de acesso à Praia do Peneco são os dois cartões de visita da cidade: o elevador (com os restaurantes em cima e loja, e em baixo a areia e o mar) e o túnel, que de um lado tem a zona comercial e noturna de Albufeira e do outro lado a areia e o mar.

Actividades na Praia do Peneco

Fazendo fronteira com a Praia dos Pescadores, a Praia do Peneco é ideal para praticar atividades durante o dia e usufruir de um excelente jantar à noite. Os coloridos barcos de pescadores da região hoje em dia também são usados para passeios pelos rochedos ao largo da maravilhosa costa algarvia. De facto, existe um agradável passeio entre a Praia do Peneco e a Marina de Albufeira.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *