Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia dos Salgados em Albufeira

Praia dos Salgados em Albufeira

A Praia dos Salgados, em Albufeira, surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da lagoa dos Salgados e que se forma no troço terminal da Ribeira de Espiche.

Uma vez que se situa a Oeste da cidade de Albufeira, a Praia dos Salgados é muito procurada devido às suas invulgares características, em que o areal se desenvolve junto a uma lagoa costeira frequentada por aves migratórias. A qualidade não se manifesta apenas no areal e água, pois quer os acessos e estacionamentos, quer s bares, restaurantes e outros apoios de praia revelam muito bom gosto e qualidade.

Como chegar a Praia dos Salgados

Quando for visitar a Praia dos Salgados, para lá chegar, deverá percorrer o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa. De notar que o espaço próximo à lagoa permanece em estado natural, com um extenso areal e troços muito tranquilos. De facto, atravessando a zona da Foz da Ribeira de Espiche, que comunica esporadicamente com o mar, saiba que é possível fazer o percurso de natureza da Praia Grande, onde se dá a conhecer tanto a flora como a fauna dos campos de dunas e da Lagoa dos Salgados.

praia dos salgados

Ao nível de infra-estruturas de apoio, a Praia dos Salgados goza de um amplo e ordenado estacionamento, inclusive com lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, restaurante, WC e de vigilância na época balnear. Uma das características mais marcantes desta praia é, de facto, o seu muito extenso areal que é serpenteado por um cordão de dunas interrompido por uma pequena depressão que resulta das escorrências de águas provenientes da Lagoa dos Salgados durante o Inverno.

Praia dos Salgados: uma das melhores do Algarve

A verdade é que a Praia dos Salgados é uma das melhores do Algarve, no que toca a espaço. É uma praia muito boa, com muito espaço e ótima para que mais gosta de fazer grandes caminhadas à beira-mar, onde se pode, mesmo, caminhar ao longo do mar até Armação de Pêra, pois aqui falam-se de quilómetros de areal.

Depois de atravessar o empreendimento turístico e chegar à Praia dos Salgados, logo vislumbrará um areal de 1500 metros com um parque de estacionamento pavimentado junto a ela. A Lagoa dos Salgados, por seu lado, possui um amplo espelho de água, com a vegetação própria das zonas húmidas, em especial por juncais de zonas salobras e caniçais.

lagoa dos salgados

Algumas das muitas espécies que se poderão observar e avistar são o galeirão, o crovo-marinho, o calmão, o flamingo e o perna-longa, sendo que, e a título de curiosidade, estas duas últimas espécies são espécies ameaçadas na Europa. Por outro lado, mais ainda em termos de envolvência da praia, a Praia dos Salgados já não conta com dunas nem arribas altas e escarpadas.

Onde ficar na Praia dos Salgados

Os empreendimentos de luxo já abriram, de novo, as portas. De facto, o Grupo CS Hotels reabriu os seus hotéis de cinco estrelas, o Salgados Grande Hotel e o Salgados Dunas Suites. Ambas as unidades gozam da localização privilegiada na Praia dos Salgados, pelo que a beleza do local e das vistas que proporcionam é indiscutível.hotel dunas suites



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *