Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Alburrica

Praia Fluvial de Alburrica

A Praia Fluvial de Alburrica é uma praia situada na cidade do Barreiro, distrito de Setúbal. É uma belíssima praia formada por uma pequena península que se estende sobre a zona de ligação do Rio Coina com o Rio Tejo.

Assim sendo, é uma praia frequentada essencialmente pelos habitantes do Barreiro, os barreirenses, pelo que no que toca a infraestruturas da praia fluvial de Alburrica, a variedade é praticamente nula.

Enquadramento histórico da Praia Fluvial de Alburica

A Praia fluvial de Alburrica e a povoação foram em tempos um importante centro de moagem, sendo que ainda hoje se conservam três moinhos de vento que lá permanecem como que testemunhando a antiga atividade de moagem e descasque de cereais provenientes das planícies do Sul.
Estes tradicionais e tão característicos moinhos de vento do Barreiro são o moinho Gigante, o Nascente e o Poente.

Equipamentos da Praia Fluvial de Alburrica

A Praia Fluvial de Alburrica apresenta aos seus visitantes um extenso areal de areia branca e fina.
A nível de infraestruturas, a Praia Fluvial de Alburrica disponibiliza um parque de estacionamento grátis que permite uma permanência sem tempo limitado. Relativamente a WC, não há dados que se possam expor, além de que não é uma praia com Bandeira Azul nem vigiada, inclusivé nos meses de Verão, pelo que os veraneantes estarão por sua conta própria.

As infraestruturas da Praia Fluvial de Alburrica são, de facto, bastante fracas, seja em termos de sanitários, que não existem, ou mesmo de atividades de apoio à praia. A água existente e que se considere potável provém de uma fonte e o tipo de solo que apresenta toda a área é arenoso.

Praia Fluvial de Alburrica

Com poucas sombras, a Praia Fluvial de Alburrica apresenta um ambiente mais campestre em que os animais são permitidos, mas não apresenta quaisquer condições de estadia, pois a eletricidade não faz parte de quaisquer infraestruturas que possam eventualmente existir.

Outras infrastruturas nas redondezas da Praia Fluvial de Alburrica são as atividades municipais e museus. O município também trata da recolha do lixo.

Bar da Praia Fluvial de Alburrica

Em termos de restauração, apenas existe o Alburrica Bar, aberto todos os dias entre as 23 horas e as 4 da manhã, que tem um ambiente variado. O pagamento pode ser efetuado com multibanco e todos os Sábados realiza-se uma ladies night.

Mas, no que toca às infraestruturas da Praia Fluvial de Alburrica, o que de facto prevalece é o complexo constituído pelos três moinhos da zona ribeirinha de Alburrica, que foi o grande vencedor da iniciativa Sete Maravilhas do Barreiro, em que os barreirenses vieram a decidir-se pelo que já foi o símbolo do município, e agora, imagem da cidade. Os moinhos foram construídos há mais de 150 anos.

A zona da Ponta do Mexilhoeiro e da Praia de Alburrica constituem um conjunto patrimonial de interesse com bastante relevância, onde a erosão induzida pelo atual tráfego fluvial está a colocar em risco um legado que a continuar da forma que está, não chegará às gerações futuras.

A zona da Praia de Alburrica, junto dos moinhos, albergou um estaleiro de construção naval de média dimensão.



1 Comentário

  1. Gosto muito da praia de Alburrica comparada com as de Albufeira e s. martinho Alburrica e muito melhor

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *