Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Alvito da Beira

Praia Fluvial de Alvito da Beira

A Praia Fluvial de Alvito da Beira fica situada nas margens da Ribeira do alvito, na Aldeia de Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova, a cerca de 18km, no distrito de Castelo Branco.

Tendo sido inaugurada em 2007, a Praia Fluvial de Alvito da Beira é uma das mais recentes do distrito. Está situada num vale, à entrada da aldeia que lhe dá o nome. Esta praia foi cuidadosamente pensada para proporcionar momentos de lazer e de descando. Para o conseguirem, os visitantes podem contar com inúmeras sombras, com água de invejável qualidade e com um precurso Pedestre de Pequena Rota.

A rota que forma o precurso pedestre junto à Praia Fluvial de Alvito da Beira, é uma rota que se prolonga através de antigas levadas. O passeio que pode ser feito conduz até à Cova do Alvito, uma povoação sem habitantes permanentes, mas muito bem preservada.
Outras localidades na área da Praia Fluvial de Alvito da Beira são Dáspera, Herdade, Mó, Sobrainho dos Gaios e Vales.

Hotel Amoras – O hotel mais perto da Praia de Alvito da Beira

Em termos de alojamento o mais conhecido e que mais perto fica desta praia fluvial é em Proença-a-Nova, e é o Hotel Amoras, que ocupa uma mansão do início do século XX e disponibiliza quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito.

Reserve já o Hotel Amoras

Bar da Praia Fluvial de Alvito da Beira

Em termos de infraestruturas de apoio à praia, existe o Bar da Praia Fluvial de Alvito da Beira, um bar muito sossegado e com excelentes vistas para a Praia Fluvial e para a aldeia de Alvito da Beira. Com estacionamento privativo, o Bar apresenta uma decoração rústica e não tem consumo mínimo obrigatório.

Praia Fluvial de Alvito da Beira

Passeio pedestre

O passeio pedestre tem uma extensao de 11,4km e durará cerca de três horas. Começa junto à Praia Fluvial de Alvito da Beira, num verdejante vale, à entrada da aldeia. Se os visitantes seguirem em direção ao açude por um caminho de terra à direita da praia fluvial, acompanharão o vale com a ribeira a correr em baixo à esquerda.

Continuando em frente e olhando para trás, avista-se a aldeia que parece olhar para o vale totalmente rodeado de montes. A aldeia da Cova do Alvito não tem residentes fixos, mas a povoação ganha vida ao fim-de-semana com a chegada dos novos proprietários que adquiriram algumas das casas da terra. Depois de subir em direção à estrada asfaltada, volta-se a entrar na estrada de terra batida à esquerda, até à ribeira, sempre a descer. irá para a margem esquerda e um quilómetro mais à frente, volta a passar a ribeira para a margem direita até se ter chegado a Alvito da Beira.

À entrada da aldeia, os visitantes deverão seguir o asfalto até à Praia Fluvial de Alvito da Beira, do outro lado da povoação, que outrora era cheia de vida humana.

A título de curiosidade, a aldeia que dá o nome à Ribeira do Alvito, também batiza o local de um dos mais importantes projetos públicos do distrito de Castelo Branco, a Barragem do Alvito.

A Praia Fluvial de Alvito da Beira conta com alguns solários, um espelho de água corrente e límpida e, além do bar, de instalações sanitárias.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *