Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Frechas

Praia Fluvial de Frechas

A Praia Fluvial de Frechas situa-se nas margens do Rio Tua, afluente do Rio Douro e nasce a partir da junção de dois rios: o Rio Tuela e o Rio Rabaçal, na aldeia de Frechas, Concelho de Mirandela, em Trás-os-Montes.

Praia Fluvial de Frechas

Assim, junto à aldeia que lhe dá o nome, esta praia fluvial possui um parque de merendas, um bar um parque infantil, uma albufeira e goza de bons acessos.

praia de frechas3

Aqui encontram-se, ainda, as ruínas de uma antiga azenha onde em tempos há muito passados se procedia à moagem dos cereais para o consumo da população, bem como o respetivo açude que hoje mantém a albufeira, o que é imprescindível para a zona de banhos da praia. Acontece que, apesar das muitas e variadas promessas eleitorais, a praia não se encontra completamente acabada, pelo que é por essa razão que ainda não se encontrada homologada.

Projecto para a Praia Fluvial de Frechas

Sendo uma praia de pequena dimensão, a Praia Fluvial de Frechas tem bandeira azul e é vigiada. O projeto de homologação inclui a construção de um edifício com 60,98m2 para instalações sanitárias e posto do turismo, pavimentação de 1910 metros a cubos de granito, com prolongamento das redes de água, saneamento e águas pluviais em cerca de 250 metros, execução de estação elevatória, uma execução de 1350m2 de prado, com plantação de 82 árvores e 32 arbustos, bem como o fornecimento de mobiliário urbano como bancos, mesas, bebedouros e sinalética, além de fornecer a área com um parque infantil, nomeadamente uma torre e um lago de água.

Por seu lado, a Aldeia de Frechas e a sua praia fluvial são donas de uma história ímpar, partilhando a sua beleza e grandiosidade com o Rio Tua, que faz destas uma das aldeias mais conhecidas do Concelho de Mirandela.

praia de frechas

Encontrando-se envolta por montes e vales de soberbas paisagens, o amplo e apaziguador leito do rio dá, à Freguesia uma calma que se torna inegável por todos os que por ali passam, seja pelo parque de merendas ou pela Praia Fluvial de Frecha.

É da ponte que atravessa o rio que é possível admirar as plácidas águas que se encontram em perfeita comunhão com a verdejante natureza de campos e vegetação. Não apenas pela sua beleza natural, Frechas e a praia fluvial são ricas também em história coo demonstra o faustoso património edificado, como é o caso da Igreja Matriz, capelas, casas brasonadas e pelourinho, entre muitos outros.

Onde fica a Praia Fluvial de Frechas

A Praia Fluvial de Frechas pertence à terceira maior freguesia do Concelho no que toca a demografia, com cerca de mil habitantes que, no Verão, são visitados e a sua localidade procurada por quem pretende usufruir da praia fluvial existente.

Apenas a alguns minutos de Mirandela, Frechas tem sido muito procurada por pessoas que pretendem construir e residir na freguesia, pelo que é evidente para quem por ali passa, que essa é uma verdadeira aposta.

Apenas a título de pequeno recordar, Frechas e a Praia Fluvial integram as localidades de Cachão (conhecida pelo seu complexo agro-industrial), e de Vale da Sancha, rica em património histórico, como a Capela da Nossa Senhora do Aviso e Igreja de São Gonçalo, em particular.



1 Comentário

  1. gosto muito adoro e o cantinho onde nasci apesar de estar no estrangeiro esta no meu coracao pois sao as minhas raises e que passo a fazer a vizita todos os anos quando vou de ferias para min e o a aldeia mais bela de portugal

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *