Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Mondim da Beira

Praia Fluvial de Mondim da Beira

A zona da Praia Fluvial de Mondim da Beira localiza-se no percurso do Rio Varosa, em Mondim da Beira, o Concelho de Tarouca, que é uma pequena cidade portuguesa no distrito de Viseu.

A Praia Fluvial do Rio Varosa é um espaço agradável que dispõe de algumas árvores e sombra, sendo um local ideal para se refrescar e dar uns mergulhos em contacto com a natureza em estado puro. É, para muitos, um local paradisíaco e asseado, com águas límpidas e correntes, com árvores frescas, com um enquadramento magnífico de uma bela ponte medieval.

Na zona da Praia Fluvial de Mondim da Beira, em Mondim de Baixo, existe uma ponte românica cuja construção data do século XIII e com uma arquitetura civil pública românica e gótica. É uma ponte de arcos desiguais, cujo patamar é formado em diferentes planos, com arco ogival e talhamar triangular e com guardas no passadiço. Entre os dois arcos alicerça-se em afloramentos rochosos no meio do rio.

praia fluvial mondim da beira

Desporto no Rio da Praia Fluvial de Mondim da Beira

A Praia Fluvial de Mondim da Beira insere-se no Concelho de Tarouca, um concelho atravessado pelo Rio Varosa e onde, em vários pontos do seu percurso é possível praticar canoagem ou desportos mais radicais, como hidrospeed.

Gastronomia da região da Praia Fluvial de Mondim da Beira

A gastronomia da região, na zona da Praia Fluvial de Mondim da Beira inclui excelentes pratos de cabrito assado e trutas, para além dos conhecidos vinhos e espumantes das Caves da Murganheira, em Ucanha. Relativamente ao artesanato, o visitante encontra cestos em verga, socos e típicas capuchas de lã.

Património histórico da zona da Praia fluvial de Mondim da Beira

Na sede do concelho, situada no sopé da Serra de Santa Helena e rodeada de terras férteis e verdejantes, vale a pena visitar a Igreja de São Pedro, em estilo românico, e a Alcácima, um morro no centro histórico da vila onde se situava o Castelo de Tarouca.

Igreja S.Pedro

Das ruelas estreitas avista-se uma magnífica paisagem existindo, ainda, um mini-zoo com diversos tipos de aves.
Nesta zona da Praia Fluvial de Mondim da Beira, vive-se principalmente da agricultura e do comércio.

Hotéis na zona da Praia Fluvial de Mondim da Beira

Na região da Praia Fluvial de Mondim da Beira existem variadas opções para estadia. O Hotel Lamego, na Quinta da Vista Alegre fica a cerca de 10km de Mondim da Beira e, com o seu próprio pomar e vinha, encontra-se apenas a 800 metros do centro de Lamego. Não apenas dispõe de uma piscina exterior aquecida, como de um clube de bem-estar.

À mesma distância da praia fluvial fica a Quinta da Timpeira, em Penude (Lamego), com vinhas e jardins exuberantes e vista para a Serra das Meadas.

Mais perto da Praia Fluvial de Mondim da Beira, a menos de 3km fica a Casa da Portaria, em São João de Tarouca, que é uma histórica casa de campo. Por outro lado, a 11km poderá aproveitar para conhecer e disfrutar da Quinta dos Padres, que se situa na Eira Queimada, em Tarouca, apresentando elegantes quartos e acomodações em antigos moinhos de água remodelados.

quinta dos padres

De facto, a opinião de quem visita a Praia Fluvial de Mondim da Beira e toda a área envolvente e aldeias, é de que se trata de um verdadeiro encanto do vale encantado.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *