Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro pertence à Freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra e é conhecida por muitos por Praia das Torres do Mondego.

História da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

É uma praia recente, tendo sido criada em 1997 e dotada com as essenciais infraestruturas, sendo banhada pelo Rio Mondego. O acesso principal à praia é feito pela povoação de Palheiros, no lado esquerdo do rio, apesar de também ser possível aceder a ela pela margem direita, usando a nova ponte pedonal.

Dotada de um extenso areal, a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro disponibiliza churrasqueiras e mesas de piquenique, além de colocar à disposição dos visitantes um recinto polidesportivo, estacionamento, sanitários, um posto de primeiros socorros, um restaurante, um parque de merendas e um parque infantil. Além disto, quem visitar esta praia pode ainda desfrutar de um bar de apoio que coloca à disposição dos clientes alguns petiscos, incluindo a especialidade local que são os caracóis.

praia de palheiros e zorro

É na altura do Verão que a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro ganha mais vida, entre Julho e Setembro. Isto porque, no primeiro fim-de-semana de cada mês, a praia é palco de concertos gratuitos e projeções de cinema organizados pelo Festival Roque no Rio.

Paisagem na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

Para quem não sabe, a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro está enquadrada por uma paisagem dominada pelo maciço marginal de Coimbra e por várias aldeias que ainda se preservam da voracidade do desenvolvimento suburbano. Esta praia é considerada uma das mais importantes infraestruturas de veraneio fluvial de toda a bacia hidrográfica do Mondego.

Areia e qualidade da água na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

Com uma bela areia branca, a qualidade da água e a segurança da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro fazem dela um local ímpar na região, um local para descanso e lazer que vai muito além da altura de Verão. Ao prazer que se tira de belas tardes de sol e água podem-se juntar belas tardes de descontracção, apenas podendo aproveitar a quietude da paisagem e usufruindo das infraestruturas e equipamentos de lazer disponíveis.

praia de palheiros e zorro

É que, para além dos banhos de água e sol, a morfologia da paisagem e a beleza de todo o vale fluvial permitem a prática de vários desportos, pois a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é também uma zona de recriação para kayaking, canoagem, pesca, caminhada, BTT e vólei de praia. Todos estes desportos estão bem sustentados pelas infraestruturas de apoio aos utentes.

palheiros e zorro

Quem quiser, tem aqui ótimas possibilidades de passar um fim-de-semana e de tarde calmos, podendo mesmo ter a oportunidade de vislumbrar uma lontra ou uma águia pesqueira, pois são animais que têm por hábito frequentar esta zona do Mondego.

Mas foi com a instalação da ponte pedonal que liga as duas margens do rio que a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro também ganhou o direito à Bandeira Azul, uma certificação da sua qualidade de instância balnear, desde então acessível a todos os cidadãos. Isto é importante porque, entre os vários critérios a cumprir, fazia parte o da acessibilidade, pelo que era necessário garantir a construção de uma ponte que permitisse o acesso à praia a todos.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *