Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial de Ponte de Mouro

Praia Fluvial de Ponte de Mouro

A Ponte de Mouro é um lugar que divide as freguesias de barbeita e Ceivães do Concelho de Monção.
Perto da Praia Fluvial de Ponte de Mouro, pode encontrar variados locais e pontos históricos. Os visitantes poderão encontrar a Capela de São Félix, um local de concorridas romarias (não existem datas concretas pois elas variam consoante a localização da época da Páscoa), a Ponte romana sobre o Rio Mouro, bem como a própria Praia Fluvial de Ponte de Mouro, um local ideal onde passar belos dias refrescantes, inclusivé em família.

É aqui que também se realiza o Festival Internacional de Folclore que é realizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita.

Assim, a Praia Fluvial de Ponte de Mouro é uma praia fluvial localizada no lugar de Ponte de Mouro, no Concelho de Monção. É uma zona com várias tradições festivas, como a da Senhora da Boa Nova, que se realiza no primeiro Domingo de Maio.

Existem, ainda, a festa do santo padroeiro, o Divino Salvador e de S. Bento, ambas realizadas no mês de Junho e a da Senhora do Livramento, que tem lugar no mês de Agosto.

Gastronomia da zona da Praia Fluvial de Ponte de Mouro

LAMPREIA

Como será de calcular, a gastronomia também é algo característico da região, cuja especialidade é o arroz de lampreia e outras especialidades com sável.

Inaugurado em 2012, o Restaurante Casa do Rio está integrado na beleza da Ponte do Mouro e apresenta uma cozinha própria e de fusão.

Apresenta modernas instalações, com um terraço à beira rio, para petiscos e tapas durante a tarde. Pela noite dentro há música ao vivo ou com DJ.

Enquadramento Histórico da zona de Ponte de Mouro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Uma das povoações perto da Praia Fluvial de Ponte de Mouro é a Barbeita, que se situa numa zona histórica. É um local onde D.João I se encontrou com o Duque de lencastre, tendo selado a aliança luso-britânica através do casamento com a sua filha Filipa de Lencastre, a escassos metros da Praia Fluvial da Ponte de Mouro.

História da Ponte de Mouro

BARBEITA

 

No que toca a termos documentais, é sabido que já existia, pelo menos em 1386, uma ponte neste local. É que foi aqui que, nesse mesmo ano se realizou o histórico encontro de D. João I com o Duque de Lencastre, o então pretendente ao trono de Castela. Nesse mesmo encontro, foi também ajustado o casamento do rei português. Esta ponte velha que hoje se pode observar passou por obras em 1627.

De facto, a ponte perto da Praia Fluvial de Ponte de Mouro é uma das mais impressionantes estruturas de passagem da época medieval, elevando-se a uma grande altura sobre um imponente maciço rochoso. A sua importância, tendo em conta o contexto de pontes históricas portuguesas, não se deve à sua dimensão (pois é constituída apenas por um arco), nem por ser um marco estilístico ou evolutivo no âmbito da construção deste tipo de estruturas. A importância deve-se e impressiona pelo seu impacto cenográfico, mas também por ser uma notável obra de engenharia.

Assim, a Praia Fluvial de Ponte de Mouro, não apenas oferece portunidades de belas tardes passadas à beira rio como também o de conhecer locais históricos e de inegável beleza.



1 Comentário

  1. Agua fresca

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *