Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial do Azibo

Praia Fluvial do Azibo

A Praia do Azibo é uma praia fluvial portuguesa que se situa nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40 km de Bragança.

A praia do Azibo localiza-se em Macedo de Cavaleiros e é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, sendo a que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul, ou seja, é uma praia limpa, pelo que consta nas listas europeias de melhores locais culturais e turísticos.

Equipamentos da Praia Fluvial do Azibo

PRAIA AZIBO

Nesta categorização também são consideradas as infraestruturas de que beneficia como restaurantes, cafés, parque de campismo, WC, chuveiros, parque de estacionamento e aluguer de barcos.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo – PPAA – para alémm do valioso património e paisagístico de que goz a Praia do Azibo, ela também oferece a quem a visita um conjunto de infraestruturas que permitem a realização de atividades de caráter desportivo, cultural, ambiental ou de mero lazer.

Dentro da Paisagem protegida da albufeira do Azibo, há a destacar as duas praias fluviais que constituem a Praia do Azibo: a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada, sendo que esta tem sido galardoada sucessivamente com a Bandeira Azul e de praia acessível.
Está mais que provado que as áreas de paisagem protegida são dos sítios mais bonitos e bem preservados do nosso país.

A paisagem protegida da Praia do Azibo situa-se a 5km de Macedo de Cavaleiros e a 50m da Quinta do Azibo, que disponibiliza um leque variado de atividades tanto a nível cultural, como desportivo e de lazer, a destacar passeios pedestres, a escalada, o cicloturismo os desportos naúticos não motorizados, a natação, o remo, a vela, a canoagem, o turismo de natureza e o turismo científico.

De facto, a albufeira do Azibo disponibiliza aos visitantes variadas formas de satisfazer as suas necessidades através de infraestruturas como duas praias fluviais, parques infantis, campos desportivos, bares e wc, um cais fluvial que dá apoio às atividades náuticas e um parque de merendas.

Atrações turísticas da Praia Fluvial do Azibo

MUSEU SALZELAS
Mas a área da Praia do Azibo ainda oferece mais opções aos visitantes. Isto porque, nas proximidades da Paisagem Protegida existem duas “atrações” a não perder a quem visita: o Museu Rural de Salselas e a Casa do Careto, em Podence.

Esta é uma singular aldeia com uma própria tradição etnográfica intimamente ligada à figura do Careto, com os seus fatos feitos de colchas franjadas de lã em tons de amarelo, verde e vermelho, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas e com o rosto tapado por uma máscara de latão.

O Domingo Gordo e a Terça-Feira de Carnaval são os dias da folia dos Caretos, que surgem em bandos de todos os cantos da aldeia, em grandes correrias.

Restaurantes na Praia do Azibo

RESTAURANTE AZIBO

Em termos de restauração, a zona da Praia do Azibo, também se encontra dotada de infraestruturas. Muito próximo da Quinta do Azibo, a cerca de meio quilómetro, os visitantes podem encontrar o restaurante regional A Moagem do João do Padre, onde terão a possibilidade de degustar a gastronomia local, além de pratos mais elaborados.

Ainda nesta aldeia perto da Praia do Azibo, encontra-se uma bonita igreja, a Igreja Matriz, eirigida a Nossa Senhora da Purificação, que foi construída nos finais do século XVII.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *