Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Fluvial do Malhadal

Praia Fluvial do Malhadal

A Praia Fluvial do Malhadal situa-se nas margens da Ribeira da Isna, na base da Serra de Alvéolos, a cerca de sete quilómetros da vila de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Características naturais da Praia Fluvial do Malhadal

praia malhadal2

Esta praia fluvial é caracterizada por uma enorme extensão de água com cerca de um quilómetro, cercada por uma abundante vegetação e acidentado relevo.

A Ribeira de Isna, ou Rio Isna, situa-se na bacia hidrográfica do Tejo, sendo um afluente do Rio Zêzere que nasce na Serra do Cabeço da Rainha, percorrendo 45,5km até que desagua no Zêzere, na albufeira da Barragem de Castelo de Bode, nas imediações da aldeia de Fernandaires, em Vila de Rei.

Bem no interior de Portugal, a Praia Fluvial do Malhadal está na base da Serra de Alvéolos, onde a Ribeira de Isna serpenteia livremente por um local de descanso e de contacto com a natureza.

A Praia Fluvial do Malhadal caracteriza-se por uma enorme extensão de água, cerca de um quilómetro, estando cercada por uma bela vegetação e igual relevo.

De facto, aí existem bastantes recantos para quem procura a privacidade.

Equipamentos da Praia Fluvial do Malhadal

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além de ter disponível uma piscina fluvial na própria ribeira, um bar com esplanada, casas-de-banho, churrasqueira e parques de merendas.

O relevo acidentado que circundeia a Praia Fluvial do Malhadal proporciona a existência de recantos e esconderijos convidativos a belos momentos de descanso.

No que toca a infraestruturas, além de quiosques e máquinas de venda, a Praia Fluvial do Malhadal também goza de uma ponte e piscina flutuante, sendo uma praia vigiada. Com um estacionamento para bicicletas e posto de primeiros socorros, a praia também tem zonas para chapéus de sol, sendo que os visitantes também podem andar de gaivotas e barcos a remo.

Instalada numa represa, a Praia Fluvial do Malhadal é a ideal para quem aprecia espaços amplos e calmos. Com uma constante corrente durante todo o Verão, dispõe de caiaques e gaivotas, sendo que a piscina também tem espaço para crianças. Nas suas imediações encontra-se uma ponte filipina, muito bem preservada, bem como diversas azenhas à espera de serem visitadas.

Até mesmo os pescadores desportivos e de fim-de-semana poderão aproveitar da abundância de carpas, barbos e bogas, que a tornam o local ideal para este desporto, sendo que também tem boas condições para a organização de atividades para grupos.

Qualidade da água da Praia do Malhadal

Digital StillCamera

A Praia Fluvial do Malhadal foi premiada em 1998 pela qualidade das suas águas, sendo periodicamente controlada pelo Ministério do Ambiente.

A Praia Fluvial do Malhadal possui um extenso espelho de água ao longo de verdejantes margens, sem grande intervenção humana. No leito da ribeira foi instalada uma piscina, construída por módulos flutuantes onde a água circula livremente, mas a pensar na segurança dos banhistas.

Sendo propriedade do município de Proença-a-Nova, a Praia Fluvial do Malhadal encontra-se concessionada ao Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Malhadal, que é uma associação sem fins lucrativos.

Para poder chegar a esta bela praia fluvial, basta que siga na EN 233 até Proença-a-Nova e, na variante, após passar o Intermarché, deverá virar para Oleiros e depois de alguns quilómetros encontrará o local que elegeu para passar bons momentos de descanso e lazer.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *