Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Grande em Silves

Praia Grande em Silves

A Praia Grande no Algarve, situa-se exatamente entre Armação de Pêra e Albufeira, no Concelho de Silves. Silves já foi capital do Algarve, mas veio a perder esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do Rio Arade.

Praia Grande em Silves – Um paraíso virgem no Algarve

A Praia Grande em Silves é uma praia muito procurada pelos turistas. Conta com um areal que se estende por mais de dois quilómetros de uma aberta paisagem que está desprovida de marcas humanas.

praia grande

O mar da Praia Grande em Silves é normalmente calmo e excelente para nadar, sendo uma praia ótima para crianças, pela sua segurança. Por ser uma praia com poucas pessoas, o nudismo é habitual em toda a extensão do areal.De facto, por toda a Praia Grande em Silves é possível fazer um percurso de natureza também pelos campos agrícolas, que dá a conhecer os diversos habitats do local. De frisar que o extenso areal apresenta variadas dunas.

Equipamentos da Praia Grande

Nesta praia são possíveis atividades como a pesca desportiva, sendo que também existem algumas infraestruturas de apoio como um amplo estacionamento, restaurante e WC, contando, também com vigilância durante a época balnear.

O extenso areal da Praia Grande em Silves está acompanhado de calmas águas, pelo que é uma praia onde facilmente se encontram famílias com crianças pequenas, nudistas e mesmo jovens.

Praia Dourada

A Praia Grande em Silves, mais concretamente em Armação de Pêra, em 1998, foi classificada como “Praia Dourada”, pois a sua localização contempla um dos poucos troços litorais do barlavento algarvio onde, ao areal, se vai sucedendo um vasto campo de dunas de areia.

praia dourada silves

O arenoso cordão litoral da Praia Grande em Silves é um verdadeiro habitat classificado e protegido. Há dois trilhos, o Poente e o Nascente, com mais de três quilómetros cada um. Cada percurso tem a duração de duas horas.

De facto, o Algarve é muito mais do que as magníficas e já muito conhecidas praias. Uma primeira descoberta aconteceu na Praia Grande em Silves e Lagoa dos Salgados, perto de Armação de Pêra. Aqui se pode encontrar o Percurso de Interpretação da Praia Grande. A ligação entre os trilhos pode ser feita com uma caminhada na praia ou por um trilho de terra batida, que se desenvolve entre as dunas e os campos agrícolas.

Esta é uma praia muito frequentada pelos adeptos do naturismo e pela comunidade gay.apresentou o projeto de um Parque Ambiental, um que é dos maiores projetos turísticos portugueses, que conta com um investimento previsto, superior a um milhão de euros e conhecido como o Parque Ambiental da Praia Grande. Este projeto ocupará uma centena de hectares, indo corresponder a mais de um terço da área total do projeto.

Festas religiosas da praia Grande

Mas tal como em tantos outros locais e por todo o país, também no Algarve se encontram celebrações religiosas, comemorativas dos santos padroeiros das aldeias e que, em regra, têm lugar durante os meses de Verão e que, em muitos casos, contribuem para a animação e vida em localidades mais pequenas.

Na vila a que pertence a Praia Grande, as festas religiosas surgem no segundo Domingo de Agosto, com as festas da Nossa Senhora dos Navegantes e, no terceiro Domingo de Setembro, com as festas da Nossa Senhora dos Aflitos.



1 Comentário

  1. Irmãos de Praia Grande em Silves parabéns por tanta beleza e que possam encontrar algum espaço para este admirador do seu território, com alguma bagagem em Ciência Política, Teologia e Direito para compartilhar em Tese de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL utilizando como principal teórico Edgar Morin com seu Pensamento Complexo, além da preocupação com Sinergia Máxima em Espaços que visem curar nossa Biosfera doente. PAZ . ZÉ CARLOS

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *