Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Monte Clérigo

Praia Monte Clérigo

A Praia do Monte Clérigo é uma das praias que faz parte do Concelho de Aljezur, fazendo parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo estando a cerca de nove quilómetros da sede do concelho,é uma das mais conhecidas e frequentadas praias da região.

Acessos a Praia Monte Clérigo

Com uma grande extensão de areia e uma água limpa e fresca, também conta com rochas grandes e com caranguejos, situa-se junto à aldeia piscatória de Monte Clérigo, pelo que a praia tirou daí o seu nome. O acesso à praia é fácil, pois é por uma estrada de alcatrão, sendo que se encontra completo por rampas e escadas na entrada da praia.

Com uma extensão de areal muito grande para o lado Norte, e com uma extensa parte rochosa a sul, a Praia do Monte Clérigo é um local onde se pode observar uma diversa vida marinha na baixa-mar, desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas, bem como diversos cardumes juvenis. De facto, há mesmo uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde podem ser encontrados peixes-aranha, pelo que há que ter muito cuidado.

praia monte clérigo 4

De qualquer forma, a Praia do Monte Clérigo é uma boa praia tanto para crianças como para adultos, pois com a maré mesmo baixa, formam-se imensas piscinas. Apesar desta praia ser um pouco aberta aos ventos do Norte e Oeste que aí chegam, ambos os topos da praia estão abrigados. Entre a estrada e o mar existe um vasto campo de dunas e, junto ao lado sul da praia, existe mesmo uma pequena povoação que vem acabar por prestar apoio à praia durante a época balnear.

Esta é, como não seria de esperar, mais uma das praias que são muito procuradas pelos meios naturais que proporciona, possibilitando a prática de desportos radicais, pelo que quem aí for, vai encontrar mesmo escolas de surf.

Por outro lado, com o areal de grandes dimensões, a Praia do Monte Clérigo é sobretudo procurada por famílias que aqui vêm encontrar todas as infra-estruturas de apoio que são necessárias a alguns dias de puro lazer.

Como chegar a Praia Monte Clérigo

Para quem ainda não sabe chegar a esta bela praia, à saída da Vila de Aljezur, sentido Sul, encontra-se, a escassos metros, à direita um entroncamento com sinalização a indicar a direcção para a Praia do Monte Clérigo e Praia da Arrifana. Não tem como se enganar, pois bastará seguir a sinalização para e subir pela estrada até encontrar um cruzamento, onde deverá voltar à direita e, mais uma vez, seguir por essa estrada. É essa estrada que nos leva à Praia do Monte Clérigo.

praia monte clérigo

Tal como outras praias da zona, também a Praia do Monte Clérigo está na categoria de Bandeira Azul. Quanto a infra-estruturas de apoio, podemos encontrar WC, chuveiros, um parque de estacionamento, bares e restaurantes, telefones e um posto de primeiros socorros.

A Praia do Monte Clérigo é uma praia calma e de um mar azul transparente, apresentando uma costa que aparenta ter sido recortada. O areal faz, de facto, as delícias de quem a visita. O mar, por seu lado, é um paraíso para pescadores pois podem encontrar-se mais de duzentas variedades de peixes.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *