Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Pedra do Ouro

Praia Pedra do Ouro

A Praia Pedra do Ouro, em Alcobaça, é uma praia costeira situada a Sul da Praia de Água de Madeiros e a escassos quilómetros a Norte da Praia das Paredes da Vitória.

Acesso a Praia Pedra do Ouro

O acesso a esta praia é feito pela estrada Atlântica, uma estrada florestal paralela à costa, onde existem múltiplas habitações. É uma estrada que passa pelo pinhal envolvente da praia e que acompanha a costa. De facto, existem vários acessos ao areal, mas o mais fácil e o mais indicado é o que é feito pela zona sul, onde existe um pequeno parque de estacionamento e um restaurante com esplanada.

praia pedra do ouro

Farol S. Pedro de Moel

O extenso areal da Praia Pedra do Ouro é rodeado por encostas negras devido à presença de margas. Na encosta Norte, pode observar-se um moinho abandonado e, no horizonte, avistar-se S. Pedro de Moel e o respectivo farol. Apesar dos múltiplos acessos para o areal, nunca é demais relembrar que o mais indicado é o que é feito pela zona sul, onde existe um pequeno parque de estacionamento, um bar, sanitários públicos e um ótimo acesso à zona vigiada. Para quem não sabe, esta praia é muito procurada para a prática de pesca.

Arribas da Praia Pedra do Ouro

A origem do nome de Praia Pedra do Ouro julga-se estar relacionada com a presença, nas arribas, de fósseis de amonites piritizadas (a cor da pirite é dourada). De facto, as amonites fossilizadas na arriba da praia são peculiares, uma vez que o ambiente deposicional, que é pobre em oxigénio, permitiu o desenvolvimento de pirite nas conchas.

Mas a típica cor escura das arribas da Praia Pedra do Ouro deve-se ao facto de que data do período Jurássico inferior, sendo constituídas por calcários margosos e margas, apesar da maior componente ser argilosa.

Por outro lado, os matos que antecedem a Praia Pedra do Ouro equivalem a uma sucessão ecológica secundária, ou seja, o corte do pinhal para urbanização não veio afetar o solo, pelo que se a vegetação veio instalar-se. São, de facto, matos que se encontram em muito bom estado e constituem um habitat para a fauna da região.

praia do ouro

Apesar dos bons acessos ao areal, o parque de estacionamento é de reduzidas dimensões. No entanto, esta é uma zona balnear muito frequentada e conta com alojamento.

A concessão da praia, bem como a vigilância e as boas condições ambientes que se verificam no areal decorrem da atribuição da categoria de bandeira Azul, desde 1992. No Inverno, o mar apresenta as condições ideais para a prática de surf e de bodyboard, ao passo de que no Verão, as águas são um pouco mais calmas.

Hotel Albergaria Pedra d’Ouro

O alojamento que se situa mais perto da Praia Pedra do Ouro, em Alcobaça, é o Hotel Albergaria Pedra d’Ouro. Esta é uma albergaria com uma localização bem invejável, pois oferece aos seus hóspedes fantásticas vistas para o mar. Conta, ainda, com uma piscina aquecida e sala de fitness. O restaurante do hotel conta com uma capacidade máxima de 100 pessoas, para além de que o hotel também conta com uma sala de conferências.

Albergaria pedra de ouro



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *