Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Salir do Porto

Praia Salir do Porto

A poucos quilómetros para Norte da Praia da Foz do Arelho e já na fronteira com o Concelho da Nazaré, encontra-se a belíssima Praia Salir do Porto. Aí encontra-se a concha de S. Martinho do Porto, um golfo interior rodeado por um belo areal e protegido da fúria do mar, por uma estreita abertura entre rochas.

Enquanto que a vila de São Martinho já se tornou bastante cosmopolita e urbanizada, a Praia de Salir do Porto, a sul, está em estado praticamente intacto.

Como chegar à praia

Para chegar à Praia de S. Martinho do Porto basta continuar pela baía de S. Martinho. Ai os visitantes iraõ encontrar uma praia fluvial banhada pelo Rio Tornada (ou Salir) que desagua nessa baía e que, por sua vez, está ligada ao Oceano Atlântico.

A Praia Salir do Porto encontra-se na zona baixa da aldeia e possuindo duas partes distintas: uma que é diretamente acessível da aldeia e a que fica na outra margem do rio, já no lado de S. Martinho e das Dunas. O caminho para a praia é fácil, pois logo à entrada da aldeia existem indicações. Mas, apesar disto, não são permitidos veículos nas dunas nem na praia.

Equipamentos da Praia Salir do Porto

equipamentos praia de salir

Apresentando algumas infraestruturas de apoio, a Praia Salir do Porto é uma praia que não é vigiada, mas que compensa pela vista de que disfruta: sobre a barra e S.Martinho.

Apesar de serem aldeias vizinhas, a de S. Martinho do Porto e a que dá nome à Praia Salir do Porto mal fazem notar a fronteira entre elas, não fosse o Rio Tornada / Salir. Aqui, a população é principalmente sazonal, pois é apenas quando o Sol aperta que esta freguesia das Caldas da Rainha se enche de vida e movimento. E hoje em dia a aldeia já tem motivos para festejar pois foram feitas obras de requalificação da Praia Salir do Porto, o que a veio tornar um espaço ainda mais simpático que recentemente viu aí inaugurada uma piscina oceânica.

Beleza natural da zona da Praia Salir do Porto

salir

 

Mas da Aldeia de Salir e da Praia Salir do Porto há a destacar a sua famosa duna com mais de 50 metros de altura, o miradouro com uma bela vista sobre a aldeia e sobre S. martinho, bem como de toda a região envolvente e a própria praia.
Além da Praia Salir do Porto, existem outras praias nesta zona costeira, que são localmente apelidadas de Quebradas.

Na área que envolve a Praia Salir do Porto podem ver-se, ao longe, as ruínas da Capela de Santa Ana, mesmo junto à abertura que origina a Baía de São Martinho e da Alfândega de Salir do Porto.

Benefícios das águas da zona de Salir do Porto

pocinha

Na Pocinha de Salir do Porto, junto às ruínas da Alfândega existe uma nascente de água doce que se diz ter efeitos terapêuticos.

São muitos os que, depois de visitarem a Praia Salir do Porto, combinam o banho da nascente com um tratamento de lamas argilosas existentes no local. Mas a água é, também, procurada para ingestão devido às suas qualidades digestivas e pela sua ação contra dermatoses e reumatismo.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *