Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Vale de Figueiras em Aljezur

Praia Vale de Figueiras em Aljezur

A Praia Vale de Figueiras é uma praia que se situa dentro do Município de Aljezur, no Algarve. Localizada na Costa Oeste, no noroeste do Algarve, esta praia fica a pouco mais de 4km a sudoeste de Aljezur e a 107km de Faro, estando ainda dentro da área do Parque Natural da Costa Vicentina.

A área onde se encontra a Praia Vale de Figueiras é dona de uma grande beleza natural, estando ainda perto da Vila de Alfambras, uma zona de povoamento disperso.

Como encontrar a Praia Vale de Figueiras em Aljezur

Dotada de um extenso areal e ainda sendo pouco frequentada, a Praia de Vale Figueiras situa-se a sul de Aljezur e, para se lá chegar, não será difícil. Uma vez tendo deixado a Vila de Aljezur, no sentido sul e seguindo pela estrada EN120, a cerca de seis quilómetros encontra-se um entroncamento, à direita e com sinalização, a indicar a direção para Sagres, Vila do Bispo e Alfambras.

Há que seguir por essa direção e, depois de percorridos cerca de 3,5km, à direita vão encontrar-se as indicações de Monte Novo e de Vale Figueiras. É aí que se vira, seguindo por essa estrada fora e, a um par de quilómetros mais à frente, vai transformar-se num caminho de terra batida que, ao longo de cerca de 5km, nos levará até à praia.

praia vale figueiras

A Praia Vale de Figueiras não conta com infra-estruturas de apoio, mas conta com um fácil acesso por um trilho, além de que é uma praia vigiada, mas apenas durante a época balnear. Quem aqui vem pode desfrutar de atividades como o surf e a pesca desportiva. Com o que não se pode contar é com um estacionamento.

Beleza Natural da Praia Vale de Figueiras

Em qualquer caso, a Praia Vale de Figueiras é uma praia que conta com um extenso e belo areal dourado. Sendo uma praia sobejamente adorada por surfistas, por ela também se podem fazer prolongados passeios, em qualquer direção, ao longo das falésias, isto para quem gosta de desfrutar de áreas como esta, donas de uma grande beleza natural.

Não obstante, esta é também um habitat para Osprey, a águia pesqueira, aves que nidificam na área, e que são uma espécie de aves das mais ameaçadas em Portugal. Ao mesmo tempo, esta área é, também, um dos poucos lugares na Península Ibérica onde se podem vislumbrar linces ibéricos, caso se tenha essa sorte.

A contribuir para a extraordinária beleza natural da Praia Vale de Figueiras estão, ainda, variadas formações rochosas sob a forma de altas arribas, fazendo deste local, um local exclusivo em Portugal.

praia VALE DE FIGUEIRAS 1

Em todo o caso, a estrada para a Praia Vale de Figueiras começa em Alfambras, mas vai tornando-se uma pista de terra passados cerca de três quilómetros. E é devido a isso que o vale da Praia Vale de Figueiras permaneceu bastante desconhecida pelos banhistas.

Como forma de apoio às atividades desportivas, aqui já existem várias escolas de surf que pretendem ajudar quem ainda não se aventurou neste desporto. Além disso, esta praia beneficia de temperaturas amenas no Verão, rondando os 17ºC e os 20ºC.



2 Comentários

  1. Caros amigos, boa tarde, normalmente não faço comentários, mas, acho que vocês merecem, pelo esforço que fazem, para dignificar e dar a conhecer o nosso País, que é Portugal.
    Dizem, que somos um País pequeno e, sem recursos, eu, discordo e, só de gente pequena é que sai uma tontaria destas. Como podemos ser grandes, com gente com uma mentalidade microbiana.
    Somos um País, grande sim, com muitos e variados recursos, que, podemos e devemos aproveita-los para o bem comum de todos.
    Bem hajam, pelo vosso excelente trabalho.
    Um abraço de LUZ
    José Cariano

  2. Sem dúvida a minha praia favorita,vale a pena!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *