Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Praia Vale dos Homens

Praia Vale dos Homens

Para se chegar à bela Praia de Vale dos Homens, há que saber que se situa na Freguesia do Rogil, em Aljezur. Para lá chegar, há que ter o centro da Vila do Rogil como ponto de partida, pela EN120. Aí podemos encontrar a sinalização que indica a localização da Praia de Vale dos Homens, bem como para a Praia da Carriagem, sendo que o caminho se faz pela estrada alcatroada.

De facto, para Norte de Aljezur, as praias são mais pequenas, pouco frequentadas e, por isso, tranquilas. Muitas delas são as preferidas pelos surfistas devido às características da ondulação, pelo que se tornam em praias ideias para os amantes da natureza.

Acesso a Praia Vale dos Homens

De qualquer forma, o acesso à praia ainda poderá ter alguma dificuldade, pois é feito por uma sinuosa descida, feita através de escadas em madeira que descem a arriba até à praia. Quando se chega à Praia de Vale dos Homens, encontra-se uma pequena praia que está rodeada por falésias, o que a torna muito abrigada do vento. E é por ser uma praia bastante abrigada que também é bastante procurada por nudistas.

praia vales dos homens

Independentemente do tipo de frequentadores, a Praia de Vale dos Homens apenas tem vigilância na época balnear, exatamente, pelo facto de não ser muito frequentada. No que toca a infra-estruturas de apoio, esta praia conta com as escadas já mencionadas, sendo que a principal atividade que se pode praticar é a pesca desportiva.

Sossego na Praia Vale dos Homens

Por ser uma praia que se localiza por entre falésias, também acaba por ser apreciada por surfistas e por veraneantes que procuram sítios sossegados. Pouco antes de lá se chegar, a estrada deixa de ser asfaltada, mas não é sinuosa. O acesso ao areal, que é vigiado, mas sem qualquer tipo de infra-estrutura.

Ao redor da Praia

Localizada em pleno planalto vicentino, pode-se percorrer por uma área extensa de campos agrícolas e pinhais, que vai desembocar na praia que prima por uma completa tranquilidade. De facto, ao se descer a enorme escadaria de 285 degraus, o cheiro da esteva vem acompanhar os banhistas. A disposição das altas arribas no mar, propicia banhos tranquilos, mas apenas na maré de baixa-mar. Mas, de qualquer forma, esta praia também é procurada pelos desportos radicais que proporciona, como surf e bodyboard. É uma praia que, com bandeira amarela, já é considerada muito perigosa para banhos.

praia vale dos homens

A Praia de Vale dos Homens é uma praia que possui uma beleza selvagem, como, de resto, acontece com todos os areais da zona de Aljezur. De facto, a Praia de Vale dos Homens é uma praia tranquila e pouco frequentada, que é principalmente especial pelo cheiro intenso a esteva que vigora pela praia fora. O cheiro a esteva é deveras intenso e, a partir da praia é possível subir por algumas dezenas de metros, acabamos por chegar a um vale rasgado na rocha de uma pequena e límpida linha de água. E é a disposição dos rochedos no mar que propicia à tomada de banhos tranquilos nas baixa-mar.



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *