Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Principais praias da Costa da Caparica

Principais praias da Costa da Caparica

A Costa da Caparica fica na Margem Sul do Rio Tejo, a outra margem que brinda a cidade de Lisboa. A Costa da Caparica é muito conhecida como zona balnear, pelo que as praias desta zona são muito conhecidas, também internacionalmente.

A enorme costa compõe-se por um conjunto de praias, cada uma com o seu próprio ambiente. Na verdade, não há nada que separe as variadas praias a não ser divisórias imaginárias, que se ligam por uma extensão de cerca de 30km, ligadas, ainda, por um pequeno comboio turístico, que funciona durante os meses de Verão e faz as delícias de locais e turistas.

Praias da Costa da Caparica

Das praias da Costa da Caparica, a mais frequentada é a que se encontra no centro da cidade,. Esta é a que reúne um maior número de banhistas e turistas, pelo que poderá ficar cheia frequentemente.

Praia da Morena e Praia da Sereia

praia da morena

Se preferir, poderá continuar para Sul, onde irá encontrar mais espaço, privacidade, bem como bares. Nesta área, as praias da Costa da Caparica preferidas são as da Praia da Morena e a da Praia da Sereia. São muito frequentadas por jovens que enchem os bares para verem e serem vistos.

Relativamente às praias da Costa da Caparica mais conhecidas, a Praia da Morena é frequentada, sobretudo, por camadas jovens da população que lá se deslocam nos meses de Verão. Além disso, também são muitas as famílias com crianças que tiram vantagem de, com a maré vazia, aproveitar as formações de areia e mar como pequenas lagoas, que são perfeitas para os mais novos.
A Praia da Sereia, é mais conhecida como a Praia Waikiki devido à concessão que lá funciona, e é uma ótima opção para os amantes de desportos.

Praia da fonte da Telha

PENTAX Image

Mas, mais a Sul ainda, encontra a também já muito famosa Praia da Fonte da Telha, que se enquadra numa zona procurada para a prática de desportos como kite e windsurfing.

Praia 19 e Praia do Meco

Mas, antes dessa, de entre as variadas praias da Costa, encontra a Praia 19, que já foi conhecida como a praia gay. Continuando em direção a Sul, vai também encontrar a famosa Praia do Meco, que também ficou conhecida por ser praia de nudistas.

Hotéis na Costa da Caparica

hotel da costa

Mas, ao contrário da Costa do Estoril e Cascais, as praias da Costa da Caparica, a Sul de Lisboa, não são um resort internacional com grandes e “luxuosos” hoteis. São, principalmente, frequentadas por lisboetas no Verão, sendo que a maioria da oferta do alojamento que existe está na categoria de duas estrelas, à exceção de dois hoteis de quatro estrelas.
Pode ver aqui a lista de Hotéis da Costa da Caparica.

Como chegar às praias da Costa da Caparica

Para poder chegar à Costa da Caparica, vindo de Lisboa, tem de atravessar a Ponte 25 de Abril ou, durante o Verão, apanhar o comboio. Mas ainda tem outra opção, que é ir de cacilheiro desde o Cais do Sodré até Cacilhas e, aí, apanhar o autocarro 135 até à praia, que lhe dará uma viagem de cerca de 45 minutos.

As praias da Costa da Caparica são, na sua maioria, vigiadas no Verão, possuindo estacionamento e restaurantes e bares de apoio. O comboio que funciona no Verão leva os veraneantes ao longo das praias.



4 Comentários

  1. Amei a reportagem. Belas praias.

  2. Em Portugal, infelizmente, os hotéis não oferecem soluções para quem viaje com um canídeo.São inúmeros os países que oferecem soluções por esse Mundo fora. Com a crise que, infelizmente, o nosso país atravessa, só ficam a perder… enquanto outros Ganham

  3. Um dos meios de transporte mais rústicos de acesso a estas Praias é o Transpraria um comboio turístico que liga a praia da Costa da Caparica à Fonte da Telha desde 1960, num trajecto de cerca de 9 kmts à beira do Atlântico num percurso que compreende 4 estações e 15 apeadeiros, tendo sido o primeiro acesso a algumas praias mais remotas para os inúmeros banhistas da altura e que hoje é ocupado por turistas e românticos que continuam a gostar de sentir o vento nos cabelos, o ranger dos bancos de madeira, de observar a arriba fóssil da Arrábida ou sentir a emoção de cruzar as dunas e ter o privilégio de ver o mar de uma perspectiva única.

  4. Um dia vamo la

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *