Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Principais Praias do Alentejo

Principais Praias do Alentejo

O Alentejo é a maior região de Portugal e é conhecido pelas suas extensas planícies e, cada vez mais pelo seu litoral, banhado por belas praias. Uma região ideal para passar um fim-de-semana ou fazer férias e conhecer as magníficas praias do Alentejo.

A cidade tida como capital desta região é Beja, onde podemos encontrar as principais e cada vez mais conhecidas praias, visitadas por muitos portugueses e cada vez mais estrangeiros, que a esta zona de dirigem para turismo, caravanismo e apreciar belos dias de praia.

Praia do Malhão

Vila Nova de Milfontes, pertencente ao distrito de Beja, é cada vez mais procurada como destino de praia de eleição e encontra-se inserida no Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É aqui que poderá encontrar uma das melhores praias do Alentejo, a Praia do Malhão, praia com um areal quase interminável, propício a belos passeios à beira-mar e a dias tranquilos longe de grandes multidões. Com uma areia fina e branca, é uma praia um pouco ventosa, pelo que também é indicada para a prática de desportos náuticos. Estes são os principais aspetos que a levam a ser considerada, por muitos, como um pequeno paraíso.

Praia da Zambujeira do Mar

praia zambujeira do mar

De facto, é no distrito de Beja que se encontram as melhores praias do Alentejo e de Portugal. Mundialmente conhecida é a Praia da Zambujeira do Mar, rodeada por altas falésias, de onde podemos saborear um magnífico panorama sobre o oceano. É uma praia banhada por um mar de forte ondulação que reúne das melhores condições para a prática de surf e bodyboard e está situada junto à povoação da vila que lhe dá nome e à qual tem acesso direto.

Praia de Aivados

Uma outra praia muito conhecida nesta área é a Praia de Aivados.
É uma das praias do Alentejo mais concorridas no Verão. Além de destino de praia, esta região tem uma enorme afluência juvenil no primeiro fim-de-semana de Agosto que vem assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

Praia de Almograve

Praia Almograve (1)

 

Ao contrário de outras praias deste município a Praia de Almograve, em Odemira (Beja), é do tipo de praia que uma pessoa se pode perder em longos passeios, com áreas isoladas. É uma praia de águas vivas e cristalinas, com ondas muito frequentes. É uma praia isolada, pelo que para lá chegar, temos de passar por uma duna e não tem qualquer equipamento de banheiros. Das praias do Alentejo, é uma verdadeira praia selvagem.

Praia do Carvalhal e Praia Aberta

Das variadas praias do Alentejo, a Praia do Carvalhal, em São Teotónio e a Praia Aberta, em Pedrógão, são outras duas praias do distrito de Beja onde ainda muito se pode explorar.

Praia das Furnas

praia das furnas

Mas muito conhecida, também, é a Praia das Furnas, situada nesta região da Margem Sul do Rio Mira. É uma das praias do Alentejo que é formada por praias mais pequenas, entre arribas com acesso tanto de carro como pedonal, mas que acabam por se tornar algo problemáticos à medida que se vai caminhando para a foz. A praia deve o nome porque existem furnas, pequenas grutas cavadas na rocha e que a areia vai invadindo e assoreando, infelizmente.



2 Comentários

  1. o alentejo e uma das prosperas regiões de portugal e suas prais estão cada vez mais procuradas, gostei muito do alentejo quando la estive com minha familia, passeamos e conhecemos lugares encantadores e diversas praias, vale a pena conhecer e tomar um banho de mar-fernando goncalves simao-toplus idiomas-rio de janeiro-brasil!

  2. estive no alentejo com minha familia e realmente uma regiao muito atraente, suas vastas planicies e pequenas cidades e vilas que fazem a gente esquecer o tempo, praias lindas e ainda selvagens,uma verdadeira atração conhece-las,alentejo esta se tornando uma das melhores regiões para se visitar devido a seu crescimento na area de turismo! fernando goncalves simao-toplus idiomas-rio de janeiro-brasil!minha familia e portuguesa, so eu e que sou brasileiro!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *