Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Principais Praias do Algarve

Principais Praias do Algarve

O Algarve é conhecido pela sua extensa costa repleta de praias, das mais acolhedoras e seguras do mundo. Ao longo de 200km existem desde enseadas a grutas e amplos areais prontos a serem desfrutados. As praias do Algarve têm, na sua maioria, bandeira azul e são banhadas por águas tranquilas, límpidas e refrescantes. As praias do Algarve são o maior património natural português.

Praias em Aljezur

praias aljezur

Em Aljezur, podemos encontrar a Praia de Odeceixe e a Praia das Adegas, praia se prolonga por 3km, ao longo de uma verdejante vale que acompanha a ribeira de Ceixe. A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira e que desagua no extremo norte.
Nesta área de Aljezur, entre outras muito conhecidas praias do Algarve, tem a Praia da Arrifana, que nasce numa linda enseada em forma de concha e que está abrigada pelas frias nortadas e das ondulações, onde existe uma pequena localidade piscatória. Apesar de comprido, o areal é estreito e rodeado por alta arribas de tom negro.

Praia da Murração

Vila do Bispo é outra das zonas cujas praias se encontram entre as praias do Algarve mais procuradas, pois é uma zona onde afluem águas atlânticas e mediterrânicas. É aqui que se encontra uma conhecida jóia vicentina, a Praia da Murração.

Praia do beliche

praia do beliche

Entre outras das praias do Algarve menos conhecidas está a Praia do Beliche que é uma praia abrigada dos ventos de norte e oeste e encontra-se inserida numa ampla enseada definida pela Ponta de Sagres e Cabo de S. Vicente. Existe uma longa escadaria de pedra, desde a estrada até à praia.

Praia do tonel

praia do tonel

Muito mais conhecida é a Praia do Tonel, menos abrigada, mas também das praias do Agarve que está inserida na enseada delimitada pela Ponta de Sagres e Cabo de S.Vicente, de onde se pode mesmo ver a Fortaleza de Sagres. O acesso pedonal faz-se por uma rampa larga talhada na arriba. A Praia da Salema é mais uma das praias do Algarve que se localiza junto a uma população piscatória e cujo troço se encontra ocupado por variadas embarcações.
Integrada na povoação do Burgau, esta praia marca o limite poente do Parque Natural do sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e cujo areal se estende ao longo de uma pequena enseada que também funciona como porto piscatório.

Praias de Lagos

Muito perto encontra-se Lagos, uma histórica cidade que se tornou numa das mais cosmopolitas do Algarve, bem como sede de concelho de muito conhecidas praias do Algarve, como a Meia Praia, a Praia da Luz, Praia do Porto de Mós, Praia D.Ana.

Praias de Portimão

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Praias do Algarve conhecidas como a Praia do Alvor e Nascente, a Prainha, ou a famosa Praia do Vau e ainda mais a Praia da Rocha, são praias do Algarve que se localizam na região de Portimão.

Praias de Lagoa

armação de pera

Na zona de Lagoa, encontrará a famosa Praia do Carvoeiro, uma antiga povoação virada pólo turístico. Por outro lado Silves, é um concelho essencialmente serrano, mas com cerca de 5km de litoral, integrando duas das mais famosas praias do Algarve: a Praia de Armação de Pêra e Praia Grande.

Praias de Albufeira

Albufeira é sobejamente conhecida pelas suas atrações turísticas e cujo nome provém de “castelo do mar”, concentrando diversas praias do Algarve e outros pólos de diversão veraneia.

Praia de Vilamoura

praia vilamoura

Mas é em Loulé que se encontram praias do Algarve como a mundialmente conhecida Praia de Vilamoura, que se encontra junto à não menos famosa marina.

Praias de Faro

Mas não se poderia deixar de se falar em Faro, capital do Algarve e que alberga a famosa Ria Formosa, com praias das mais belas do Algarve.

Das mais famosas Praias do Algarve, a Praia de Faro é, pertencente à Península do Ancão, é conhecida por Ilha de Faro e delimita a Norte a Ria Formosa. O acesso é feito por uma estreita ponte que atravessa um braço de ria. Apesar da intenção ocupação nos meses de Verão, as edificações de veraneio substituem-se por pitorescas casas de pescadores e mariscadores.

A Ilha da Barreta – Deserta – tem um acesso que é feito por mar a partir do Cais da Porta do Sol, em Faro. É uma praia como que feita de labirintos e vasa da Ria Formosa, com um areal de perder a vista oferecendo cerca de 10km de silêncio e de sossego.

ilha da barreta

Outras Praias do Algarve menos conhecidas, mas igualmente fantásticas no Verão também se encontram na Ria Formosa: a Praia do Farol e a Praia dos Hangares. A primeira deve o nome ao grande farol que existe na ilha. Existem casas particulares, muito concorridas no Verão e apresenta condições ótimas pois tem dois restaurantes e variados bares e um supermercado. O acesso é feito por barco, que pode partir de Olhão ou de Faro. O grande molhe que existe é ótimo para a pesca desportiva.

Na Ilha da Culatra existe a praia com o mesmo nome e que também tem uma povoação piscatória, podendo-se apanhar o mesmo barco que pára na Ilha do Farol.

Praias de Olhão

praia de olhão

Seguindo para Olhão, existe a Ilha da Armona, cuja praia se situa no extremo poente da ilha. Nesta ilha existe um parque de campismo e os visitantes podem contar com apoios locais para a realização de diversas atividades náuticas. O extenso areal extende-se longamente até à Praia da Fuseta, o que proporciona belas caminhadas à beira-mar.

Praias de Tavira

É em Tavira que a Serra do Caldeirão desce por diversas colinas até ao mar, de onde também se pode atravessar a Ria Formosa. Nesta zona, as praias do Algarve não são de menor qualidade. A Praia do Barril situa-se a meio da Ilha de Tavira e apresenta uma extensão de areia branca e tem uma ponte pedonal e comboios turísticos.

Praias de Vila Real de Santo António

praia monte gordo

É no extremo levante do Algarve que se chega a Vila Real de Santo António e às fantásticas praias do Algarve que se situam nesta zona, como a acesso preferencial é por barco.
Com uma ocupação populacional muito antiga, a Praia de Monte Gordo é das praias do Algarve mais pioneiras em termos de turismo algarvio. É uma praia com variados equipamentos turísticos. Existe, também, a Praia de Santo António que nasce junto à Foz do Guadiana, iniciando 12km de um areal contínuo e de grande tranquilidade.



7 Comentários

  1. As Praias do Alagarve são as melhores, e o nosso SOL maravilhoso, não há igual …

  2. adorei

  3. As praias do Algarve sao de facto maravilhosas… mas desculpem la, a minha Troia, a minha Arrabida com varias prainhas, para mim, sao as melhores, eheheh

  4. verdade nossas praias sao melhores

  5. Vamos de férias????

  6. As férias são do outro lado do Atlântico este ano, mas com grande missão JMJ Brasil 2013

  7. eu vivo cá

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *