Pages Navigation Menu

O guia das praias de Portugal

Visita obrigatória: Praia da Ponta da Ferraria

Visita obrigatória: Praia da Ponta da Ferraria

A Praia da Ponta da Ferraria localiza-se na ilha de São Miguel, nos Açores.

É uma pequena praia de água cristalinas, mas com um areal muito pequeno, com muitas rochas e escarpas.

Esta praia é muito frequentada e popular por causa das piscinas naturais da Ferraria que se formam nesta praia. Duas nascentes de água termais de origem vulcânica aquecem as piscinas naturais e abastecem também o complexo termal que se encontra perto. Algumas pessoas vêm regularmente a esta praia e ás suas termas devido às qualidade terapêuticas da água das nascentes.

 

ponta-ferraria

 

Ponta da Ferraria

Ponta da Ferraria fica localizada na freguesia de Ginetes, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores.

Este promontório teve origem em antigas erupções vulcânicas durante a formação da ilha, assim como algumas mais recentes.

Aqui formou-se um pequeno complexo termal com piscinas naturais onde é possível nadar no mar em água quente de origem vulcânica.

É considerado como Monumento Natural regional e de Paisagem Protegida.

 

ponta-ferraria (2)

 

Termas da Ferraria

Na Ponta de Ferraria encontra-se um spa termal como nenhum outro em todo o mundo. Muitos juram a pés juntos que as águas são milagrosas e que rejuvenescem, mas talvez não passe apenas de uma lenda contada de boca em boca.

As Termas da Ferraria datam de meados do século XX e são consideradas como únicas em todo o mundo, com água salgada termal com um teor de enxofre muito elevado. Estas águas termais são óptimas para tratar problemas de reumatismo e nevrites, embora a sua aplicação também seja feita noutros casos.

Como ir

Para chegar à Ferraria basta seguir para Ginetes, freguesia de São Miguel, A 22 quilómetros de Ponta Delgada.

Pode optar por fazer termas ou mesmo tomar banho nas piscinas naturais, embora o acesso a estas seja um pouco difícil e não indicado para pessoas com mobilidade reduzida. Adicionalmente, nestas piscinas com água do mar, só se consegue ir a banhos quando a maré sobe.

Em suma, vale a pena visitar as termas e a Praia da Ponta da Ferraria!



Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *